00291667237

1705 palavras 7 páginas
Estrutura interna das folhas
A folha é totalmente revestida pela epiderme, e seu interior, denominado mesófilo (do grego, mesos, meio e phylon, folha), é constituído por parênquima clorofiliano, tecidos condutores e tecidos de sustentação.
O parênquima clorofiliano foliar pode ser, em geral de dois tipos: palisádico - constituído por células prismáticas e justapostos como uma paliçada, e acunoso - constituído por células de forma irregular, que deixam espaços ou lacunas entre si.
Pode haver parênquima paliçádico junto à epiderme de ambas as faces da folha, ou, como é mais comum, parênquima paliçádico junto a epiderme da face superior e lacunoso junto à inferior.
As folhas são estruturas clorofiladas especializadas na fotossíntese. As folhas completas apresentam limbo, pecíolo, bainha e estipulas, como visto no artigo “Anatomia das folhas vegetais”, e podem apresentar nervuras paralelas(folhas paralelinérveas), características das monocotiledôneas, e nervuras ramificadas (folhas peninérveas), característica das dicotiledôneas.
Folhas que apresentam o limbo muito largo correm o risco de serem destruídas pelo vento, e por esse motivo o limbo se divide em folíolos. Quanto aostipos de limbo, elas podem ser classificadas emfolhas simples, cujo limbo não é dividido, e folhas compostas, cujo limbo é dividido em folíolos. A maioria das folhas largas é dividida em folíolos, sendo, portanto, composta. As folhas compostas se subdividem em imparipenadas, paripenadas edigitadas.
As folhas compostas imparipenadas apresentam um número de folíolos ímpares, com apenas um folíolo na extremidade.
As folhas compostas paripenadas apresentam um número de folíolos pares, com dois folíolos na extremidade.
As folhas compostas digitadas, também chamadas de palmadas, apresentam os folíolos partindo de uma base comum.
Alguns vegetais desenvolveram algumas adaptações foliares ao longo de sua evolução, conforme suas necessidades. Uma das adaptações foliares dos vegetais são as

Relacionados