002842662518

581 palavras 3 páginas
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARA A ESCOLA

De acordo com o tema abordado, podemos vislumbrar com mais uma ferramenta de muita valia, que podemos estar acessando na gestão escolar, a avaliação institucional nos leva a refletir sobre o principal papel da escola pública em nosso país, que tem como seu principal objetivo transformar a escola atual, em uma instituição comprometida com a aprendizagem dos alunos e com transformação de uma sociedade justa e fraterna.
Ao tratarmos do assunto em voga, em nossas escolas devemos ter principalmente, um corpo técnico e docente comprometidos com os objetivos propostos, que deveriam ter surgidos de discussões na busca de melhoria da educação. Infelizmente o sucateamento que vem sofrendo a educação não permite termos momentos para refletir o verdadeiro papel da escola. A constante mudança de gestor escolar, a rotatividade de professores e técnicos em nossas escolas, faz com que nossas escolas estejam sempre em busca da sua identidade, o PPP, está ficando para segundo plano.
É comum em nossas escolas municipais, a indicação de gestor escolar, sem nenhuma característica de educador, sem conhecimento pedagógico, e hoje se encontra gerindo assuntos de educação. É difícil trabalhar em meio à pessoas sem o devido conhecimento da causa; ou seja, a educação perde demasiadamente quando deparamos com pessoal mal qualificado. Não conseguem enxergar que a avaliação pode propiciar maior auto regulação institucional, em razão de se propor uma prestação de serviço de excelência à comunidade em que a escola esta inserida, pois essa avaliação pode ajudar a organização do trabalho na escola, gerando uma cultura de responsabilidade na equipe escolar, visto que tal pratica esta muito difícil de acontecer em nossas escolas do município por razões já citadas. Com a constância da avaliação é possível, em razão da organização escolar e do projeto pedagógico da escola os docentes podem analisar conjuntamente os

Relacionados