00281207607

502 palavras 3 páginas
15/05/2010 | 13h10
Massagens regulares podem melhorar o sistema imunológico e combater a depressão
Diminuir fonteAumentar fonte

Entre os benefícios das massagens terapêutica e relaxante, estão o alívio de tensões, dores musculares e estresse Foto: Susi Padilha
LARISSA ROSO
Graças à liberação de hormônios calmantes, como endorfina e oxitocina, uma boa sessão de massagem é capaz de aliviar tensões e dores musculares e aumentar a sensação de bem-estar. Mas as manobras sobre o corpo fazem mais do que apenas relaxar.
Pesquisas realizadas pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos, comprovam que se submeter a massagens regulares fortalece o sistema imunológico contra gripes, resfriados e alergias, ajuda a diminuir a retenção de líquidos e ainda auxilia no emagrecimento, quando aliada a dieta e exercícios físicos. Outros estudos americanos recentes também apontam a eficiência da prática no combate a irritabilidade e depressão, sintomas relacionados a várias doenças.
Apesar dos fins terapêuticos, massagens como a modeladora e a drenagem linfática são as mais procuradas em clínicas devido aos benefícios estéticos.
– Esses dois tipos de massagem, embora tenham técnicas diferentes, ativam a circulação em áreas com celulite e gordura localizada, melhorando o metabolismo e a oxigenação das células. Entre os benefícios, estão a redução da retenção de líquidos e a melhora do aspecto de fibrose (nódulos de gordura) – explica a massoterapeuta e enfermeira Salete Teles, de Caxias do Sul.
Nas clínicas, além da massagem manual, costuma-se aliar tratamentos para redução de medidas, como corrente russa (terapia com impulsos elétricos), drenagem linfática feita por aparelho, eletrossucção (o vácuo promove uma vasodilatação momentânea, auxiliando na drenagem) e aparelhos de infravermelho, ultrassom e laser, usados para quebrar as células de gordura.
Antes de fechar um pacote de massagem, é importante levar em conta a especialização e a experiência do profissional. Além disso, quem

Relacionados