002549230990

1279 palavras 6 páginas
Univesidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC
Curso: Tecnologia em Processos Gerenciais
Disciplina: Estratégia Empresarial
Professor: Luiz Felipe Torcatto Zanella
Acadêmica: Roseli Aparecida Gonçalves Semin
Resenha Crítica: O QUE É ESTRATÉGIA?
Estamos envolvidos a um conjunto de conceitos na gestão de empresa: flexibilidade, rapidez, mudança, benchmark, terceirização e desenvolvimento de aptidão essencial. O uso destes conceitos podem levar as empresas por caminhos perigosos se estes não forem compreendidos.
Um dos problemas pode estar em não se distinguir entre a efetividade operacional e a estratégia. Isto decorre porque os gerentes se empenham em melhorias em todas as partes, porém se afastam de posições competitivas viáveis.
A efetividade operacional e a estratégia são essenciais para ter sucesso, que é o objetivo de todas as empresas. Mas funcionam de modos diferentes.
A efetividade operacional é a realização de atividades iguais melhor do que os competidores, inclui a eficiência, mas não se limita. Ao contrário o posicionamento estratégico é a realização de atividades diferentes daquelas dos concorrentes ou realização das mesmas tarefas de forma diferente.
A diferença em efetividade operacional é que algumas delas conseguem obter mais nos seus processos e produtos que outras porque eliminam desperdícios, usam tecnologias, motivam seus empregados, ou têm uma visão para gerenciar melhor suas atividades.
Na década de 80 os japoneses de destacavam na frente dos seus concorrentes em efetividade operacional, com isso podiam trabalhar com menor preço e com maior qualidade. Uma empresa que evolui em efetividade operacional automaticamente eleva seu nível. Esse nível pode se aplicar em atividades isoladas, a grupos de atividades inter-relacionadas.
O nível de efetividade está sempre se elevando, pois as novas tecnologias se encarregam disto bem com as novas formas de gerenciamento. O uso de "notebooks", moveis, sistemas de comunicações, Internet,

Relacionados