00221831169

630 palavras 3 páginas
A importância do Gerenciamento de escopo na Gestão de Projetos

[...]

Gerencie o escopo

O propósito do gerenciamento da mudança do Escopo é proteger a viabilidade da Definição do Projeto ora aprovada, de modo que se tenha possibilidade de gerenciar eficientemente o Escopo. Uma vez definidas as entregas do Projeto, se os deliverables mudarem durante o projeto – o que normalmente ocorre já que o cliente deseja itens adicionais - então as estimativas de custo, prazo e recursos devem ser recompostas, e uma vez aceitas pelo cliente, o Gerente de Projeto fará o redimensionamento do custo, prazo e recursos para refletir este trabalho adicional ora aprovado.

Muitas vezes o Gerente de Projetos pode sentir-se desconfortável com as mudanças de escopo, entretanto, a arte no gerenciamento eficaz de Escopo é obter um “não” do próprio cliente ao invés de lhe dizer “não”. Isto facilmente se consegue quando apresentamos o custo de cada nova mudança solicitada, já que muitos clientes querem a mudança, mas não estão dispostos a pagar por elas. Devemos dar a este fato muita importância, já que poucos são os projetos cujas necessidades são previstas durante o processo de análise. Por conseqüência há muitas mudanças que carecem serem introduzidas durante o ciclo de vida do projeto. Muitas das vezes tais alterações são realmente necessárias para a solução e cabe ao Gerente de Projeto e sua equipe reconhecer quando tais mudanças são solicitadas e seguir o processo pré-definido de mudança do Escopo e no Plano de Comunicações.

Os processos de controle do escopo

O Gerente de Projetos deve ter Procedimentos de Gerenciamento do Projeto sendo que os mesmos podem ser alterados de acordo com a dimensão de cada projeto gerenciado. Normalmente para projetos pequenos, as mudanças do Escopo podem ser levantadas por qualquer pessoa da equipe de projeto e devem enviadas por escrito ao Gerente de Processo através de carta ou e-mail dispensando maiores formalidades. O Gerente de Projetos

Relacionados