001546000

5493 palavras 22 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

RENATHA VICINI

ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO SOBRE SEXUALIDADE DOS ADOLESCENTES: REVISÃO DE LITERATURA

DOURADOS
2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

RENATHA VICINI

ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO SOBRE SEXUALIDADE DOS ADOLESCENTES: REVISÃO DE LITERATURA

Artigo Final de Conclusão de curso apresentado ao 4º ano do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biológica e da Saúde, do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN sob orientação do Prof.

DOURADOS
2010ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO SOBRE SEXUALIDADE DOS ADOLESCENTES: REVISÃO DE LITERATURA

NURSE CARE OF ADOLESCENTS ABOUT SEXUALITY: REVIEW OF LITERATURE

VICINI, Renata1; IRBER, Patrick Vasconcelos2

Resumo

A sexualidade dos adolescentes é algo bastante abordado nos estudos, por isso realizou-se um estudo bibliográfico com objetivo de descrever qual é a assistência do enfermeiro prestado em relação à sexualidade dos adolescentes, utilizando bases de dados como Scielo e Lilacs para busca de periódicos publicados entre 2000 a 2009. Observou-se nos artigos pesquisados que o enfermeiro precisa trabalhar em conjunto com a comunidade, ir as escolas, não oferecer a assistência sobre a sexualidade dos adolescentes nas unidades de saúde. Também se constatou que os enfermeiros têm muita dificuldade em falar sobre a sexualidade com os adolescentes em virtude não, terem tido um curso de capacitação ou mesmo terem obtido um conhecimento mais aprofundado na graduação. Portanto, conclui-se ser necessário que os enfermeiros participem de cursos de capacitação e que as instituições forneçam uma disciplina que tratem desta temática de modo mais preciso.

Palavras-chave: Educação. Sexualidade. Enfermeiro.

Abstract

The sexuality of adolescents is something covered in enough studies, so we carried out a bibliographic study aims to describe what is the nursing

Relacionados