001056128

1254 palavras 6 páginas
Hortas e Jardins
10 passos para criar a sua horta no jardim ou no quintal
Todos os passos e fatores que deve ter em conta antes de avançar para a produção própria

Ter uma horta está em voga. Mas o que precisa para ter uma no seu quintal ou jardim? Primeiro que tudo espaço e vontade. Depois, começar com calma e pouco a pouco.
Conheça os 10 passos para criar a sua horta. Esta é uma excelente época do ano para o fazer, pois grande parte das hortícolas são plantadas ou semeadas agora para consumir no final da primavera ou no verão.
A arquiteta paisagista Teresa Chambel e a engenheira Ana Carvalho dizem-lhe tudo o que deve fazer para escolher o local, preparar o terreno e iniciar as sementeiras e as plantações. Existem pormenores e opções que podem fazer toda a diferença e até comprometer algumas das suas culturas, pelo que uma informação sustentada e rigorosa é fundamental durante todo o processo.
1. Escolha do local
A maior parte das hortícolas gostam de bastantes horas de exposição solar (5 a 6 horas por dia), embora existam algumas menos exigentes. As melhores exposições solares para as hortas, sejam estas em jardim, terraço, varanda ou pátio são Nascente e Poente (sol de manhã ou de tarde alternado). A exposição Poente é de todas a melhor, pois tem mais horas de sol no verão. Se o seu espaço tiver uma exposição norte ou for totalmente ensombrado é muito difícil fazer vingar a grande maioria das hortícolas, aromáticas e até pequenos frutos.
Mas há algumas opções como os rabanetes, algumas couves, acelgas, manjericão, espinafre, erva-cidreira e rúcula que não se importam de estar à sombra e no eerão até agradecem. Se o seu espaço for virado a sul, cuidado com as regas no verão. Com sol, pode plantar quase tudo, principalmente tomate, pimento, alface, abóboras, piripiri, cebolinho, alho francês, cenouras, favas, ervilhas, curgete, cebolas, alhos, entre outras.
2. Desenho e delimitação do espaço
Não é preciso grande espaço para cultivar hortícolas. Uma

Relacionados