00047854562154

1094 palavras 5 páginas
História da fundação de Mirante

Em 1901, veio para Mirante José Rodrigues dos Santos, saindo de Barreiro Branco, município de Brumado, para explorar essa região, a qual ele gostou muito, e, consequentemente, comprando terras por aqui.
Em seguida, em 1903, veio os seus dois filhos: Luís Antônio dos Santos, o popular Luís Santos, e José Rodrigues dos Santos Filho, mais conhecido como Zezinho Santos. Vindos também de Barreiro Branco, que fica entre o povoado de Umburanas e o distrito de Cristalândia, município de Brumado.
Luís e Zezinho também compraram terras por aqui, por influência de seu pai José, e juntos começaram a construir o povoado, a qual, na época, deu-se o nome de “Monte Alegre”. Os irmãos, Luís Santos e Zezinho Santos, compraram máquinas descaroçadoras de algodão, e passaram a ter criatórios de gado. Os dois irmãos compravam algodão de todos os produtores de algodão das regiões de Monte Alegre, e, por aqui mesmo, eram descaroçados. A lã era transportada em lombos de tropas de burros para a estação de trem de ferro de Contendas do Sincorá, e, de lá, os trens a transportava para os seus destinos.
Os irmãos Luís Santos e Zezinho Santos, e seu pai José Santos, continuaram construindo o povoado. Construíram a Igreja Católica de Monte Alegre, criaram a feira de Monte Alegre, também construíram o barracão da feira, e assim por diante. Sabe quem comprou aquele sino que se encontra na Igreja até hoje? Foi Luís Santos e Zezinho Santos.
A família Santos, construiu aproximadamente 70% (setenta por cento) da praça de Monte Alegre. Zezinho Santos não só fez por Monte Alegre, e não só possuía máquinas na região, mas também possuía máquinas descaroçadoras em Campo da Volta, atual Caatingal, gerenciada pelo seu genro Eliseu Marinho de Lima, através dos mesmos procedimentos.
Dando continuidade, Luís Santos, em seguida, comprou um caminhão, e para ele trafegar, construiu por sua conta própria, uma pequena rodovia ligando Monte Alegre à Água Bela, com

Relacionados