00023456798

875 palavras 4 páginas
ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ACRE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA RURAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NILCE MACHADO DA ROCHA

Formulário de Plano de Aula

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Professor (a): RAY NERY DA SILVA
Disciplina: Ciências Série: 5º Ano Turma: “B” Turno: Vespertino

CONTEÚDO: Fases da vida

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
­­­­­­­­­­Competência: Identificar, em dada situação-problema, as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.
Habilidade: Comparar o corpo e alguns comportamentos de homens e mulheres nas diferentes fases da vida – ao nascer, na infância, na idade adulta e na velhice – para compreender transformações e valorizar e respeitar as diferenças individuais.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS (METODOLÓGICOS)
1ª e 2ª aulas: Nestas aulas, objetiva-se demonstrar que o ser humano, assim como os outros seres vivos, apresenta um ciclo de vida marcado por fases, que podem ser identificadas através da observação de mudanças biológicas, sociais e psicológicas que irão ocorrer. Para tanto, sugere-se a leitura dialogada do texto em anexo, intitulado “O ser humano e as fases da vida”. Propõe-se a leitura em voz alta, contando com a participação dos educandos. Sentindo-se a necessidade, o docente poderá discutir o parágrafo lido com os discentes, ressaltando as características que demarcam cada fase da vida e dando margem à exposição de ideias por parte da turma.

3ª aula: O docente deve iniciar as atividades, resgatando a ideia de que o ser humano passa por diferentes fases durante seu desenvolvimento. Deve relembrar o desenvolvimento intrauterino e as etapas pós-nascimento: infância, puberdade, adolescência, fase adulta, velhice, ressaltando as transformações físicas, mentais, psicológicas e sociais que caracterizam cada fase. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua a cada grupo, revistas e jornais. Peça aos discentes que pesquisem e recortem

Relacionados