000148272

20967 palavras 84 páginas
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Sistema de contagem de energia eléctrica baseado em tecnologia GSM

Nuno António Dias Ferreira

Dissertação realizada no âmbito do
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Major Automação

Orientador: Prof. Dr. Paulo Portugal

27-07-2011

Nuno Ferreira, 2011

Resumo

Este documento descreve o projecto de um sistema medição de energia eléctrica baseado em tecnologia GSM. Trata-se, portanto, de um sistema capaz de efectuar a medição de energia consumida em clientes residenciais e efectuar a respectiva facturação de forma autónoma e pré-paga. A rede GSM é utilizada para realizar a troca de mensagens entre os vários intervenientes deste sistema.
O conceito consiste em desenvolver um dispositivo que monitoriza continuamente os consumos de energia e efectua a sua cobrança de forma pré-paga. Assim, cada medidor possui o saldo relativo ao cliente e realiza a sua actualização mediante a energia consumida. Quando o saldo se esgota o cliente fica inabilitado de consumir energia.
Este sistema utiliza a rede de multibanco para efectuar o recarregamento do saldo de cada cliente através da realização de um pagamento. Sempre que se regista um pagamento é enviada uma mensagem de texto para o respectivo medidor informando o valor do carregamento, de modo a que este possa proceder à sua actualização. Outras mensagens podem ser trocadas de modo a autorizar ou impossibilitar o consumo de energia, efectuar um pedido de diagnóstico do medidor e diminuir o saldo. Na troca de mensagens foi implementado um sistema de segurança de modo a garantir a integridade e autenticidade de todas as mensagens.
Em suma, o sistema implementado permite realizar de forma simples a distribuição e facturação de energia em zonas remotas e em zonas onde não existem infra-estruturas de suporte à facturação, sendo que estão presentes todos os mecanismos de segurança e detecção de fraude necessários.

iii

Abstract

This document aims

Relacionados