000078980013

3360 palavras 14 páginas
relação entre currículo e tecnologias em educação.

3.0 – Tecnologia & Gestão Escolar

Há uma verdadeira revolução na gestão da escola e da figura do gestor escolar desde a implantação da Lei Nº. 9394/96, pois inúmeras responsabilidades, competências e habilidades são exigidas em sua atuação administrativa, pedagógica e comunitária, a partir dos princípios de gestão democrática no âmbito da escola pública. O gestor escolar, a partir desse momento, passou a gerenciar coordenar, acompanhar e executar atribuições que anteriormente não ressoavam no âmbito da escola e da comunidade com tal força, tal como o evidenciamos com o advento da referida lei.
O contato com a tecnologia é diário, pois esta se encontra incorporada nas empresas, nos bancos, nos comércios, enfim, em vários setores de nossa sociedade moderna. As crianças da atualidade já sentem o efeito da sociedade da informação, pois as mesmas "brincam" com a tecnologia, fruto de suas curiosidades e da ausência do "medo" de errar.
Porém, as redes públicas de ensino – apesar de mudanças tímidas nas últimas décadas – ainda são muito centralizadas. No Brasil, a centralização e o velho espírito de “serviço público” geraram uma cultura de dependência do Estado, difícil de mudar. Tem-se observado que problemas simples – como uma falha da rede elétrica da escola – não são resolvidos de imediato, ficando a mesma à espera de um técnico da secretaria de educação, o que pode ser rápido ou demorar dias para aparecer na escola.
Como em qualquer outro setor da atividade humana, introduzir e manter funcionando equipamentos numa escola exige investimento financeiro, esforço e tarefas extras de professores e administradores. O poder público faz um investimento inicial em máquinas, sem examinar como as estruturas de gestão das redes e das unidades escolares serão afetadas. O primeiro problema é a gestão do ambiente físico com computadores na escola, nos dois ou três turnos de funcionamento de escola e algumas

Relacionados