000032ED

13347 palavras 54 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA COM ÊNFASE EM ESTUDOS REGIONAIS

VIVIANE VIEIRA DA SILVA FONTANELLA

O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO
FUDAMENTAL

CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2007.

VIVIANE VIEIRA DA SILVA FONTANELLA

O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL

Monografia apresentada para a obtenção do título de especialista em Geografia com ênfase em Estudos
Regionais orientada pelo professor Maurício Ruiz
Câmara da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2007

Dedico a todos os meus alunos, aos meus familiares e ao meu esposo pelo apoio nos momentos difíceis e em especial à minha filha Alice recém-nascida que me iluminou para a conclusão deste trabalho.

AGRADECIMENTO
A Deus, por ter proporcionado saúde e abençoado a minha jornada de trabalho. A minha família pelo incentivo durante o estudo e aos professores que sempre tiveram dispostos para contribuir em uma melhor formação em especial ao professor orientador Maurício Ruiz Câmara que não mediu esforços para que este trabalho viesse ser concluído.

RESUMO
A pesquisa partiu com objetivo de verificar o estudo da disciplina de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, já que nós professores de geografia encontramos dificuldades em trabalhar esta disciplina na 5a série. O trabalho fundamentou-se em uma pesquisa bibliográfica em diversos autores da geografia e foi possível verificar que os mesmos chamam a atenção para uma metodologia fundamentada na concepção sócio interacionista de Vygotsky. Esta concepção trabalha nas séries iniciais com a construção dos conceitos. Os conceitos trabalhados pela geografia são os espaço, território, lugar, paisagem, região, natureza, sociedade. Todos devem ser construídos segundo a concepção sócio interacionista através da realidade e vivência do aluno. Para finalizar a pesquisa foi aplicado um questionário a seis professoras pedagogas da rede pública que

Relacionados