0000000000000000000000000000

Páginas: 8 (1907 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIP ALPHAVILLE
CURSO: MARKETING
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROFESSR: PEDRO DE SOUZA FILHO

GABARITO DO ESTUDO DIRIGIDO EM GRUPO - TEXTO 06: DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
1. Por que o Diagnóstico Estratégico pode ser comparado a um radar ligado 24 horas e qual o seu principal objetivo?
R- O diagnóstico estratégico pode ser comparado a um radar ligado 24 horas por dia, porquerepresenta um processo sempre pronto a captar e manter atualizado o conhecimento da empresa em relação ao ambiente e a si própria, visando a identificar e monitorar permanentemente as variáveis competitivas que afetam o seu desempenho.
O seu principal objetivo é analisar e avaliar os recursos disponíveis internamente na empresa (financeiros, humanos, tecnológicos e materiais) destacando os seus pontosfortes, além de identificar as possibilidades disponíveis e riscos existentes no mercado.
2. Quais os ambientes que devem ser objetos de análise externa do diagnóstico estratégico?
R - A análise externa abrange o estudo das variáveis do ambiente de negócio e do ambiente geral que, de alguma forma exerce ou poderá exercer influência na estratégia da organização.
3. Por que as organizações podemser consideradas como sistemas abertos? Como definir sistemas abertos?

R - Todas as organizações podem ser entendidas como sistemas abertos porque formam um conjunto de partes interdependentes entre si e que sofrem influência do meio externo. Sistemas abertos são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas, trocando matéria e energiaregularmente para poderem se adaptar e reajustar às condições do meio.

4. Qual o propósito da análise externa?
R - O propósito da análise de ambiente externo é avaliar de que modo a administração pode reagir adequadamente às mudanças e transformações em seu ambiente de negócio e ambiente geral e aumentar, a partir dessa análise, o sucesso organizacional (PETER e CERTO, 1993). Para realizar comeficiência a análise externa é necessário esquematizar os diversos segmentos ou componentes do ambiente a fim de permitir seu estudo sistemático (MAXIMIANO, 1997).

5. Quais os principais aspectos que devem ser estudados pela análise externa?

R - Para analisar o ambiente geral é importante que o gestor levante informações sobre os aspectos econômicos (juros, câmbio, renda, nível de emprego, inflação,índices de preços); socioculturais (preferências, tendências populacionais, cultura, nível educacional, estilo de vida, distribuição etária e geográfica da população-alvo da empresa); legais (leis, impostos, taxas aplicáveis ao setor); políticos/governamentais (incentivos e/ou restrições, influências políticas e de demais grupos de interesse) e tecnológicos (pesquisa e desenvolvimento de produtosna área, avanços tecnológicos e custos envolvidos).

6. De acordo com Churchill (2000), porque é importante realizar a análise econômica do ambiente externo? Como caracterizar o período de recessão e como esse período pode influenciar a estratégia das organizações?

R - De acordo com CHURCHILL, aprender sobre o ambiente econômico ajuda a determinar se os clientes estarão dispostos ou emcondições de gastar dinheiro com produtos e serviços comercializados pelas empresas de bens e serviços. Os padrões de gastos estão vinculados, segundo o autor, ao ciclo de negócios, que é definido como o padrão do nível de atividade econômica, que para este autor possui as etapas de prosperidade, recessão e recuperação.
Durante o período de recessão, os consumidores cuidam mais de suas reservasfinanceiras, a produção cai e o desemprego aumenta. A demanda do consumo leva inclusive as empresas a gastar menos, já que estas também dependem da renda de seus clientes. Os clientes, neste período, ficam preocupados não só em comprar apenas produtos básicos, mas procuram também fazer o melhor negócio, o que acaba por pressionar a margem de lucro das organizações. Numa situação destas, a saída...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 0000000000000000000000000000
  • 0000000000000000000000000000

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!