00 - Comunicação e linguagem

Páginas: 6 (1464 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE HISTÓRIA


SANDRA CONCEIÇÃO PEREIRA DA SILVA
SIEENE BOTELHO PIMENTEL
VALDINÉIA APARECIDA SILVA REGIS











COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
















Niquelândia - Goiás
2010.



SANDRA CONCEIÇÃO PEREIRA DA SILVA
SIEENE BOTELHO PIMENTEL
VALDINÉIA APARECIDA SILVA REGISCOMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
RESENHA






Trabalho apresentado ao Curso História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem / Língua Portuguesa
1º Semestre.


Orientador: Celso Leopoldo Pagnan










Niquelândia - Goiás
2010INTRODUÇÃO

A Necessidade de se comunicar, entre os povos não vem de hoje. Então, para que esses fenômeno ocorresse, foi-se necessário modificações não só na postura do homem em relação ao mundo que os cerca, mas também dele proporcionar meios para que o ato da comunicação seja facilitado e, principalmente, usual. Para isso, estudiosos, em distintas épocas, foram encontrando essesfacilitadores em nomenclaturas teóricas a respeito dos fundamentos da Língua Portuguesa.
Refletir sobre a língua e sobre a formação discursiva é um assunto que ser renova cada dia, tem sabor de novidade nos materiais didáticos e entre os professores que atuam no Ensino Fundamental. Ao manusearmos algumas das coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa mais atuais, que se enquadram naclassificação estelar do MEC, podemos constatar uma grande variedade de palavras e como ela podem expressar determinados valores, encabeçando as propostas de atividades em compreensão, produção e análise lingüística.






















00 - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM













COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM


Neste trabalho iremos fazer uma analise sobre osfundamentos da Língua Portuguesa, refletindo sobre a língua e sobre a formação discursiva. A linguagem recria a realidade de acordo com a experiência de vida de seus falantes. Para a maioria dos estudiosos, a realidade humana é gerada pela vida social. Como todos os sistemas simbólicos atuais foram fabricados por e para os homens, a realidade social resultante será derivada de sua vontade e de seuponto de vista: leis, gramática, crença, filosofia, poder político e econômico.
Na gramática da Língua Portuguesa já o sabemos, o gênero-rei é o masculino que comanda os sentidos, que exige ferozmente a concordância, que impõe suas regras, da mesma forma que na sociedade.
É que o dicionário não é só o celeiro do idioma, mas é o depositário da cultura. Nele estão contidas asinterpretações da comunidade sobre fatos, objetos, pessoas. E não se trata apenas da língua portuguesa, como também nas demais línguas cujas culturas arquivam nas expressões e no tratamento no dicionário, a perspectiva da dominação da mulher pelo homem.
Para observar a prática significante da comunidade de língua portuguesa, especificamente no Brasil, resolvemos estudar o confronto homem e mulherutilizando como corpus os dicionários mais usados no Brasil, recentes e de grande porte, junto com um único dicionário português europeu, também recente, porém, básico.
Uma língua expressa através de variedades sociais e regionais, registros, níveis, dialetos, gírias, jargões que fazem parte da comunicação. Esta variação já foi tida inclusive como marginal.
A ligação do individuo coma língua passa por sua ligação com a sociedade. Assim, entre os muitos parâmetros da variação, existe a diferenciação sexual, semente da discriminação. A discriminação sexual é assimilada junto com a discriminação social pela convivência conjunta de homens e mulheres. A língua é, por sua estrutura de conotações e metáforas, um espelho cultural que fixa representações simbólicas, que repete...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem
  • Linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem
  • Comunicação e linguagem
  • comunicação e linguagem
  • Comunicação e Linguagem
  • linguagem e comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!