0 A 3c3debates Etica E Transp 1

1868 palavras 8 páginas
INSTITUTO ETHOS DEBATES

14/Agosto/2002

A convite do Instituto Ethos, Paulo Vilares, presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e Gilberto Mifano, superintendente geral da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), discutiram a ética e a transparência das empresas.

“Crise mundial de confiança nas empresas: uma questão de responsabilidade social” foi o tema da reunião mensal do Instituto Ethos, que ocorreu no dia 14 de agosto de 2002, no Centro de Treinamento do Carrefour, em São Paulo. O encontro contou com a presença de cerca de 200 associados ao Instituto Ethos, representado por seu diretor-presidente, Oded Grajew.

Ao abrir o evento, Oded Grajew enfatizou o especial significado da reunião num momento em que as empresas vivem uma crise mundial de confiança, devido às fraudes flagradas nos balanços de companhias como a Enron e WorldCom. “Desde a criação do Instituto Ethos, nosso maior desafio tem sido disseminar a mensagem da responsabilidade social empresarial como uma cultura que tenta balizar todas as atividades e relações da empresa por princípios e valores éticos”, explicou Grajew.

Segundo ele, no Brasil há uma confusão entre responsabilidade social, por um lado, e ação ou investimento social, por outro. O Instituto Ethos tem se esforçado para dizer e mostrar que ação ou investimento social faz parte da responsabilidade social e é muito importante no Brasil, um país que tem imensas carências. “Mas não deve ser confundido com a responsabilidade social, que abrange todas as relações da empresa além de suas atitudes, projetos e planos”, ressaltou.

Para Grajew, o que acontece nos Estados Unidos hoje, e também de maneira mais atenuada na Europa, vem reforçar o que o Instituto Ethos tem falado no sentido de que confundir responsabilidade social com ação social não só é um erro conceitual, como pode ser perigoso para a própria empresa. “Ao fazer esta distorção, a ação social corre o risco de ser vista como uma tentativa de melhorar a

Relacionados