0.1 Física 10ºano

2453 palavras 10 páginas
I. Interpretação e crítica dos resultados obtidos

Em todas as situações testadas, obtivemos resultados impossíveis. A razão para estes resultados teoricamente inesperados, poderão dever-se a que não tenha sido dado o devido tempo á resistência para que esta estabilizasse, ou a problemas dos instrumentos de medida.

T.L.1
Primeiro, aquecemos uma dada massa de água no Vaso Dewar com isolamento, ou seja com a tampa por cima, de modo a minimizar as perdas de calor com o exterior. Para calcular a potência utilizamos a expressão P=U X I. Fizemos a média dos valores da diferença de potencial e da intensidade da corrente para calcular a potência.
A variação de temperatura em 6,5 minutos foi de 7,4oC, resultado mais ou menos esperado. Por fim, o rendimento obtido neste aquecimento foi de 203,366,24%, o que é um resultado impossível e bastante elevado. É difícil explicar este facto, mas acreditamos que não se tenha devido a erro do grupo, quer na montagem, leitura ou introdução dos valores associados á experiência em questão pois foram verificados pelo professor, mas talvez por não ter sido dado tempo suficiente á resistência para que esta estabilizasse ou devido a erros/problemas dos instrumentos de medição (por exemplo os multímetros).

Inserido na mesma experiência, aquecemos também uma determinada massa de água num Vaso Dewar, mas desta vez sem isolamento (sem a tampa). A potência obtida para a resistência foi igual á da primeira experiência. Nos 6,5 minutos de aquecimento, a variação de temperatura no Vaso foi de 6,6oC. O rendimento obtido foi de 181,381%, o que um resultado impossível e muito inesperado. Este resultado também é difícil de explicar pois não temos a certeza onde foi o nosso erro.

Os resultados obtidos foram inesperados, tanto para nós, tanto para o professor. Não só houve problemas nos resultados do rendimento mas também na energia útil e dissipada. Os valores da energia útil foram superiores à energia fornecida o que fez com que os valores da

Relacionados

  • Rendimento no aquecimento
    436 palavras | 2 páginas
  • Carta educativa concelho alcobaça
    46237 palavras | 185 páginas