384 palavras 2 páginas
TÉCNICAS DE SELEÇÃO

Reunidas as informações sobre o cargo a ser preenchido, o passo seguinte é a escolha das técnicas de selecção para conhecer os candidatos adequados. As técnicas de selecção são agrupadas em cinco categorias:
• Entrevista
• Provas de conhecimento ou capacidade
• Testes Psicológicos
• Técnicas de Simulação

Entrevista de Selecção: é um processo de comunicação entre duas pessoas ou mais pessoas que interagem entre si no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. Entrevistar é o método mais utilizado em selecção de pessoal.

Entrevista Dirigida (com roteiro preestabelecido)
Entrevista Livre (sem roteiro definido)

Prova de conhecimento ou capacidade: são instrumentos para avaliar o nível de conhecimentos gerais e específicos dos candidatos exigidos pelo cargo a ser preenchido. Procuram medir o grau de conhecimentos profissionais ou técnicos como noção de informática, de contabilidade, de redacção, de inglês etc. Por outro lado, as provas de capacidade constituem amostras de trabalho que são utilizadas como testes para verificar o desempenho dos candidatos. Procuram medir o grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas, como perícia em lidar com computado, da digitadora ou operador de máquinas.

Testes Psicológicos: constitui uma medição objectiva de uma amostra do comportamento no que se refere a aptidão da pessoa. Os testes psicométricos são utilizados como uma medida de desempenho e se baseia em amostra estatística de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas.Os Testes Psicométricos apresenta três características: preditor, validade e precisão.

Testes Psicológicos
• Testes de aptidões – Gerais e Específicos.

Testes de Simulação: são essencialmente técnicas de dinâmica de grupo. A principal técnica de simulação é o psicodrama.
• As técnicas de simulação são usadas como um complemento do diagnóstico, ou seja, o candidato é submetido uma dramatização de algum evento relacionado ao papel que irá

Relacionados