371 palavras 2 páginas
5

A profissão contábil evoluiu com a sociedade e hoje está como a mais requerida, pois todas as empresas e instituições precisam de seus serviços. Por isso a ética profissional tem um papel muito importante, pois no seu conteúdo existem várias regulamentações e limitações para o exercício da profissão. Faz-se ne­cessária para desenvolver a consciência social e profissional da pessoa. Para tanto, o profis­sional contábil precisa atualizar-se constantemente, a fim de acompanhar a evolução do mercado e as neces­sidades de seus clientes.
Cabe aos contabilistas uma preparação técnica e um excelente nível de comprometimento, capaz de identificá-los como profissionais diferenciados, e que não estejam abertos à participação com atos e ações reconhecidos pela sociedade como imorais ou ilícitos, o que somente deve ser alcançado com a demonstração de suas boas ações, dos seus valores e deveres éticos pessoais e sociais.

O profissional é diariamente testado no que diz respeito aos valores éticos, isso por atuar em áreas onde há diversos “conflitos”

Com a finalidade de identificar as diferentes percepções sobre a ética, nessas diferentes categorias de experiência e conhecimento, destacando o grau de importância e relevância que cada uma tem em relação à ética na profissão contábil, além de demonstrar aos usuários desta ciência que, o profissional contábil que trabalha cuidando da questão ética social, busca ser muito mais valorizado por seus valores do que ser apenas um contador com competência técnica profissional.
Para ser um bom profissional, é necessário que, acima de tudo, sejam adotados princípios éticos, mostrando que as virtudes profissionais, como a responsabilidade e a lealdade, serão cada vez mais cultivadas e desenvolvidas na sociedade em que vivemos, refletindo na valorização da profissão, que ainda hoje sofre preconceitos, ao ser avaliada por muitos como a profissão de guarda-livros.
Atualmente, a profissão contábil vive em um ambiente direcionado aos

Relacionados