2230 palavras 9 páginas
Universidade anhanguera- UNIDERP
Centro de educação a distância
Curso de letras

TEORIA LITERÁRIA

SANTO ANDRÉ
2014

Teoria literária

Rosemeire Querobino Ariede RA: 6277258187
Vanessa G. de Oliveira RA: 6790425446
Cristina Fontes Da Conceição Soares RA: 6580313696
Carla Patrícia Barbosa RA: 6942009341

Atividade prática supervisionada (ATPS)
Entregue como requisito para conclusão da
Disciplina Teoria literária sob orientação da
Tutora: Hérica Fernanda Fiorentini.

Santo André
2014

INTRODUÇÃO

Através das etapas propostas para este trabalho, onde abordaremos questões linguísticas e literárias destacando as diferenças de cada gênero. Sabemos que a literatura é um dos veículos da linguagem em sua função poética, ou seja, possibilita ao escritor uma recriação lúdica da realidade.
A criação de um texto literário requer, uma reflexão sobre a realidade em si, reconstrução da linguagem, plurissignificação e uma organização linguística.
Procuramos reflexões dialética da obra “O alto da compadecida” de Ariano Suassuna que traz um contexto contemporâneo em relação ao nordeste brasileiro.
A presentaremos também a identificação dos textos “Nuda puella” de Luiz Delfino, a linguagem de “Ilíada” um texto do século IX, bem como, a reflexão sobre a obra de Suassuna em sua relação com os nordestinos atualmente por fim a análise de um romance regionalista de Visconde de Taunay.

REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA DO LITERÁRIO E SUAS CONEXÕES COM O NÃO LITERÁRIO.
Considerando que o texto literário tem como característica plurissignificativa, dinâmica e uma dimensão estética o que possibilita a relação de novas criações de sentidos, com o predomínio da função poética na linguagem. Possibilitando, assim, o escritor a uma recriação mais lúdica da realidade. No texto não literário as relações são mais restritas, tendo em vista a necessidade de uma informação mais objetiva no processo de documentação da realidade, nesse tipo de texto

Relacionados