Páginas: 9 (2230 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015


Universidade anhanguera- UNIDERP
Centro de educação a distância
Curso de letras







TEORIA LITERÁRIA







SANTO ANDRÉ
2014



Teoria literária


Rosemeire Querobino Ariede RA: 6277258187
Vanessa G. de Oliveira RA: 6790425446
Cristina Fontes Da Conceição Soares RA: 6580313696
Carla Patrícia Barbosa RA: 6942009341



Atividade prática supervisionada (ATPS)
Entregue como requisito paraconclusão da
Disciplina Teoria literária sob orientação da
Tutora: Hérica Fernanda Fiorentini.








Santo André
2014




INTRODUÇÃO

Através das etapas propostas para este trabalho, onde abordaremos questões linguísticas e literárias destacando as diferenças de cada gênero.
Sabemos que a literatura é um dos veículos da linguagem em sua função poética, ou seja, possibilita ao escritor umarecriação lúdica da realidade.
A criação de um texto literário requer, uma reflexão sobre a realidade em si, reconstrução da linguagem, plurissignificação e uma organização linguística.
Procuramos reflexões dialética da obra “O alto da compadecida” de Ariano Suassuna que traz um contexto contemporâneo em relação ao nordeste brasileiro.
A presentaremos também a identificação dos textos “Nuda puella” deLuiz Delfino, a linguagem de “Ilíada” um texto do século IX, bem como, a reflexão sobre a obra de Suassuna em sua relação com os nordestinos atualmente por fim a análise de um romance regionalista de Visconde de Taunay.


















REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA DO LITERÁRIO E SUAS CONEXÕES COM O NÃO LITERÁRIO.
Considerando que o texto literário tem como característica plurissignificativa,dinâmica e uma dimensão estética o que possibilita a relação de novas criações de sentidos, com o predomínio da função poética na linguagem. Possibilitando, assim, o escritor a uma recriação mais lúdica da realidade. No texto não literário as relações são mais restritas, tendo em vista a necessidade de uma informação mais objetiva no processo de documentação da realidade, nesse tipo de textonecessita-se uma linguagem mais funcional para uma interação entre indivíduos, com o predomínio de outras funções.
A produção de um texto literário implica:
A reflexão sobre o que é real;
A expressão literária é utilizada principalmente como um meio de recriar e refletir a realidade, reordenando-a, assim, proporcionando que o texto literário tenha caráter ficcional, ou seja, o texto literário interpretaaspectos da realidade efetiva, recriando o real num plano imaginário.
Refletindo a experiência cultural de um determinado povo, a literatura contribui para a definição e para o fortalecimento da identidade cultural dos mesmos.

A reconstrução da linguagem;
O uso literário da língua se caracteriza por um maior cuidado com a forma, visando explorar os recursos que o sistema linguístico oferece, taiscomo: nos planos fônicos, léxico, morfossintático e semântico. O que caracteriza um texto literário é a forma como ele é explorado formalmente independente do tema abordado, sendo assim, podemos Uma das afirmar que não há temas inadequados a esse tipo de texto.

Plurisignificação;
O trabalho de recriação na construção de um texto literário é uma atividade lúdica com a linguagem, por isso essetipo de texto provoca prazer estético em seu autor. Nesse tipo de texto faz-se i um grande uso de metáforas e metonímias, tendo por objetivo de despertar ao leitor o prazer estético, sendo assim, podemos então firmar que é isso que define seu caráter plurissignificativo.
Organização linguística;
Uma das particularidades do texto literário é a maneira que o autor combina as palavras e não devemosalterá-las sob o risco de comprometer a intenção do autor, portanto num texto literário não se pode mudar aposição em que as palavras foram colocadas, acrescentar vocábulos, fazer uso de sinônimos, ou resumir as ideias. O francês Paul Valéry firmou a este respeito que ao se resumir um texto literário perde-se o essencial.
A literatura é um dos veículos da linguagem em sua função poética...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!