-------------------

1805 palavras 8 páginas
1) Qual o caminho percorrido pelos triglicerídeos da dieta (do intestino delgado até o fígado)?

2) Faça um esquema de como ocorre a oxidação de um ácido graxo de número par de carbonos e saturado.

3) Como são formados os 131 ATPs na oxidação do palmitoil (ácido palmítico ou palmitato)?

4) Quais as vantagens de se estocar energia na forma de lipídios?

Os lipidios podem ser armazenados na forma de gordura, A função primordial do armazenamento de gordura é servir como reserva energética do organismo, mas também pode atuar como isolante térmico, (ajudando na manutenção da temperatura do corpo) e como proteção contra choques mecânicos, posicionando-se entre a pele e os órgãos internos. Apesar de possuir uma função biológica importante, o tecido adiposo é indesejável em excesso. Em animais sedentários, quando o gasto de energia com atividades diárias é menor do que sua ingestão, o organismo transfere a energia em excesso para a formação de lipídios, depositados no tecido adiposo. Esse depósito aumenta o peso e o volume corporal, implicando em alterações morfológicas e sobrecarga do coração e dos pulmões, responsáveis pela oxigenação de um volume corporal maior do que o esperado.

5) Como os ácidos graxos insaturados são oxidados em tecidos animais?

A regulação da via é feita pela enzima reguladora carnitina-acil-transferase I, que regula a velocidade de entrada do ácido graxo na mitocôndria, desta forma, a velocidade de sua degradação.
Esta enzima é inibida por malonil-CoA, um intermediário cuja concentração aumenta na célula quando esta tem carboidrato disponível, e que funciona como precursor na biossíntese de ácido graxo.
Se o ácido graxo a ser oxidado for insaturado, o processo tem dois passos enzimáticos adicionais:
• A conversão do isômero "cis" em "trans";
• A saturação da dupla ligação pela adição de água.
• Uma vez o ácido graxo saturado, ele pode seguir com o processo normal de oxidação.

6) Como um ácido graxo de número ímpar

Relacionados