????????

556 palavras 3 páginas
FUNÇÃO SOCIAL DA FAMÍLIA

A partir da segunda metade do século XX e adentrando o século XXI, a família sofreu grandes modificações. Estas modificações estão relacionadas a fatores de ordem natural, cultural, religiosa, também fatores econômicos e políticos. Essa evolução resultou em grandes transformações na estrutura familiar, bem como, a maioria das alterações do Direito de Família, no Código Civil, provém da Constituição Federal de 1988.

A título de exemplo dessa transformação, é a mudança do papel da mulher dentro da família, sendo que antigamente a mulher era submissa ao homem, devendo obedecê-lo e acatar às suas ordens, hoje, se tornou um membro fundamental nas decisões, sendo então, o casal o alicerce da família, e não somente o homem, como no passado.
Assim, com o passar dos anos, novas definições de família foram surgindo, passou então a existir 11 (onze) espécies ou modelos de família .A família sendo protegida pela sociedade e pelo Estado tem importância diante da felicidade, do afeto entre os membros da família e do bem-estar das pessoas.

Há outros princípios relacionados à família, como igualdade, a solidariedade, o dever de convivência, entre outros. Desta forma, a família contemporânea pode ser tratada como um instituto em prol da própria família.
A família é a base de tudo e tem extrema participação no crescimento do indivíduo, sendo muito importante na formação de seu caráter e de sua personalidade, seja educando, incentivando ou dando exemplo, devendo transformar esse indivíduo em um ser para a sociedade.

Conclui-se que a família constitui a base da sociedade contemporânea, funcionando como unidade em que todo indivíduo deve estar inserido para formação de seu caráter e construção do seu eu social. Deve se considerar que a família moderna rege-se pelo princípio da afetividade, e desta nova conformação surge este novo princípio, da função social. Tais princípios surgem de uma mudança na sociedade

Relacionados