----

2524 palavras 11 páginas
Pedro F. Carvalho
Analista de Sistemas

contato@pedrofcarvalho.com.br
S. J. Rio Preto - 2009

LEVANTAMENTO DE REQUISITOS SEGUNDO O
MÉTODO VOLERE

RESUMO
Fazer um bom levantamento e especificação de requisitos é algo primordial para quem trabalha com desenvolvimento de sistemas. Esse levantamento pode não garantir que o software contemple todas as reais necessidades dos usuários, mas tende a antecipar o surgimento dos erros de entendimento e inconsistências, aprimorando o processo de desenvolvimento de produtos de software. Este artigo trata as metodologias existentes para descoberta destes requisitos, discorrendo mais detalhadamente sobre a estrutura da metodologia Volere.
INTRODUÇÃO
A Análise de Requisitos é a primeira atividade técnica no desenvolvimento do software, e pode ser entendida como responsável por definir os serviços que um sistema deve realizar, sua interface com os demais elementos e sob quais restrições o sistema deve operar. Os requisitos dos sistemas devem estabelecer o que o sistema deve fazer ao invés de como isto será feito.
O termo Análise de Requisitos ou Engenharia de Requisitos, segundo
Stokes (2003 apud FISCHER, 2001, p.74), refere-se a uma coleção dos processos de extração, especificação, verificação e validação, apresentados na seqüência:

Pedro F. Carvalho
Analista de Sistemas

contato@pedrofcarvalho.com.br
S. J. Rio Preto - 2009

— A extração de requisitos é o exercício de agrupar as informações a fim de verificar exatamente o que o cliente ou usuário está requerendo. — A especificação refere-se tanto ao processo como ao resultado deste processo. Resulta em um documento denominado Especificação dos
Requisitos, em que toda a informação obtida sobre o processo está reunida. É quando ocorre o maior esforço de análise, o fluxo dos dados é avaliado, as funções definidas e detalhadas, o comportamento do software entendido no contexto do ambiente e as restrições do projeto são incluídos.
— A

Relacionados