????

257 palavras 2 páginas
GRAVURA EM METAL

Trabalho apresentado para a disciplina Imagem e Reprodução (Gravura), do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná - UFPR, turno único (vespertino).

Professora Dulce Osinski

CURITIBA
2013
Para a introdução à gravura em metal, foi necessário realizar três trabalhos diferentes: dois em chapa de cobre, para realizar técnicas químicas diferentes, e um em chapa de alumínio, com técnica mecânica.

Acima, foto do meu caderno de rascunhos. Primeiro trabalhei com uma chapa de cobre para realizar a imagem marcada como (1*), utilizando a técnica de verniz mole, por querer linhas mais rudes e não-definidas. A chapa foi levada ao ácido em três dias diferentes, pois não estava queimando de forma desejada, com tempos de queima variando em trinta ou quarenta e quinto minutos, verificando o estado da chapa. Totalizou-se três horas de queima pra chegar às últimas impressões; a prova de estado foi realizada após a chapa ficar no ácido por apenas uma hora, por isso o resultado possui uma área branca muito maior que o resultado final.
Depois passei para a técnica mecânica na chapa de alumínio, trabalhando a imagem marcada como (2*).
Por fim, a imagem (3*) foi realizada com água-forte. Inicialmente deixei no ácido por meia-hora e tirei prova de estado. Depois queimei por mais trinta minutos e realizei mais impressões. Assim como na imagem (1*), a intenção era obter uma grande área negra no resultado final, por isso a opção de interferir acidulando mais a chapa.

Relacionados