-------

6510 palavras 27 páginas
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
SENAI – CHAPECÓ
SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Trabalho em Equipe

Acadêmicas:

Chapecó
2012

1 - Formação de equipes
O desenvolvimento de uma equipe tem por objetivo aumentar a efetividade de um grupo que precisa trabalhar para o alcance de resultados. Quando as pessoas juntam esforços para resolver os problemas comuns, a integração e o fortalecimento da própria equipe estarão igualmente sendo trabalhados. Para tanto, o grupo estabelece um compromisso de constante auto-exame e avaliação das condições que dificultam seu funcionamento efetivo. Isso pressupõe mudanças significativas, pessoais e interpessoais, de conhecimentos, sentimentos, atitudes, valores, motivação, postura e comportamento.
A concepção de equipe está vinculada a de processo de trabalho e sujeita as transformações pelas qual este vem passando ao longo do tempo. Neste sentido, sem queremos apontar todos os motivos que justificam a existência desta forma de exercer o trabalho, diríamos que a ideia de equipe advém:
• Da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados ou seriam de forma mais trabalhosa ou inadequada;
• Da imposição que o desenvolvimento e a complexidade do mundo moderno tem imposto ao processo de produção, gerando relações de dependência e/ou complementaridade de conhecimento e habilidades para alcance dos objetivos.
O trabalho em equipe, portanto, pode ser entendido como uma estratégia, concedida pelo homem, para melhorar a afetividade do trabalho e elevar o grau de satisfação do trabalhador.
O Mundo do trabalho passou por significativas mudanças ao longo do tempo. Na era pré-industrial era possível ver o princípio, meio e fim do trabalho. Após a revolução industrial, a divisão do trabalho ficou fragmentada, o homem ficou responsável por parte do trabalho e quase sempre perdia a noção do todo, do resultado. Nesse momento

Relacionados