''Conhecendo a palavra de Deus''

Páginas: 46 (11334 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
Conhecendo a Palavra de Deus


Introdução

Por milénios Deus se revelou ao homem através de suas obras, isto é, a Criação (Rm. 1:20; Sl. 19:1-6). Porém, segundo o seu propósito, chegou o tempo em que Ele desejou alcançar o homem com uma revelação maior, o que fez em forma dupla: a) através da Bíblia - A Palavra Escrita, e b) através de Jesus Cristo - A Palavra Viva (Jo. 1:1). Estadupla revelação é muito especial e tornou-se necessária devido à queda do homem.
Portanto, o estudo das Escrituras se impõe como o principal meio do homem natural vir a conhecer a Deus e a Sua vontade para com a sua vida, bem como do crente conhecer o propósito santificador de Deus para si e para com todos os salvos.
Desse modo, procure aprofundar-se nas Sagradas Escrituras. Faça do estudo bíblicoa coisa mais importante da vida. Cultive e promova uma vida espiritual sadia, livre de fanatismo e cos­tumes sem qualquer base na Palavra de Deus. Pro­cure adquirir um conhecimento geral das doutrinas fundamentais da Bíblia; domine bem o manuseio do Santo Livro. Isto é um dever. A sua não-observância é pecado contra Deus. O descuido nessa parte pode ocasionar desvio (Is. 5:13).
1. Por Que RazãoDevemos Conhecer a Palavra de Deus?
Como a Majestade de Deus ultrapassa em si a capacidade do entendimento humano e inclusive é incompreensível para este, devemos adorar sua grandeza antes que examiná-la para não sermos completamente abrumados com tão grande claridade.
Por isso devemos buscar e considerar a Deus em suas obras, às quais a Escritura chama, por esta razão, “manifestações das coisasinvisíveis”, pois nos manifestam o que, de outro modo, não podemos conhecer do Senhor.
Temos, pois, que nos determos na Palavra de Deus que nos descreve a Deus de um modo perfeito pelas suas obras. Nela se julgam as suas obras não segundo a perversidade de nosso juízo, senão segundo a regra da eterna verdade. Ali aprendemos que nosso único e eterno Deus é a origem e a fonte de toda a vida,justiça, sabedoria, poder, bondade e clemência; que dEle procede, sem exceção alguma, todo o bem; e que, portanto, a Ele se deve com justiça todo o louvor.
Jesus disse “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” e que devemos adorar em espírito e em verdade, mas você não pode adorar ao Deus verdadeiro se não conhecer a verdade a respeito de Deus. Aliás, quando Jesus disse que devemos adorar emverdade, Ele está dizendo que a não ser que digamos a verdade a respeito de Deus, não o adoramos verdadeiramente. Nós não podemos honrar e adorar a Deus dizendo coisas falsas as respeito dele.
Em nenhuma parte podemos achar a vida eterna e imortal, se não for em Deus. Portanto, o principal cuidado e preocupação de nossa vida deve consistir em buscar a Deus e aspirar a Ele com todo o afeto de nossocoração e encontrar o único repouso somente nEle.
A coisa mais importante a nosso respeito é aquilo que nós sabemos a respeito de Deus, seu conhecimento de Deus. Eu quero dar-vos várias razões por que o crente deve conhecer a Palavra de Deus, destacando as seguintes:
a) A Bíblia é o manual do crente. A bíblia é indispensável à vida de cada filho de Deus neste mundo. Ela deve ser lidadiariamente, Devemos examiná-la, estudá-la e amá-la profundamente. Ela é nosso manual para todas as situações.
A bíblia contém a mente de Deus, o estado do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores, a felicidade dos cristãos.
A bíblia é o mapa do viajante e o bordão do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o manual do cristão. A Bíblia deve ser sempre o ponto de partida.Porque todas as demais coisas mudam, como os argumentos políticos e históricos, mas a Palavra de Deus permanece para sempre.
Sendo a Bíblia o livro-texto do cristão, é imperioso que este a maneje bem para o eficiente desempenho de sua missão (2 Tm. 2:15). Um bom profissional sabe empregar bem as ferramentas de seu ofício. Essa eficiência não é automática; vem pelo estudo e pela prática. Assim deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!