“A avaliação no processo de ensino aprendizagem”

Páginas: 9 (2111 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
FACULDADE FAESPE DE ANÁPOLIS
CURSO DE PEDAGOGIA










Elizeu Gomes de Faria










“A avaliação no processo de ensino aprendizagem”















ANÁPOLIS
2013
FACULDADE FAESPE DE ANÁPOLIS
CURSO DE PEDAGOGIA






Elizeu Gomes de Faria









TRABALHO DE PESQUISA BIBLIOGRAFICA ORIENTADAA pesquisa apresentada a orientadora de PBO, Prof.ª .Silva Nunes do curso de Pedagogia da Faculdade FAESPE de Anápolis, demonstrar o cumprimento das atividades de Pesquisa bibliográfica orientada.

















ANÁPOLIS
2013
INTRODUÇÃO



O presente trabalho tem como finalidade expor algumas considerações sobre a avaliação no contexto doprocesso ensino aprendizagem, observando qual é o seu papel no desenvolvimento do trabalho escolar, seus diferentes instrumentos na aprendizagem e qual é o mais adequado para se aplicar na atual prática cotidiana do ensino aprendizagem. Para entender o que a avaliação significa no processo ensino-aprendizagem, precisamos rever alguns conceitos e, a partir daí, compreender sua real função.A avaliação menciona o que e como o aluno está aprendendo, mas também à necessária revisão dos elementos que constituem a prática docente, tanto no âmbito da aula como no da própria escola. A avaliação do aluno em sala de aula tem como propósito promover o aperfeiçoamento do ensino que vem sendo oferecido. Avalia-se para identificar necessidades e prioridades, situar o próprio professor e oaluno no percurso escolar.
Para Prado (1997, p.144), se a avaliação do rendimento escolar tem como função a análise e a proposição de encaminhamentos pedagógicos para que os objetivos do ensino sejam atingidos, seu processo final culmina não na aprovação ou reprovação, mas em prescrições pedagógicas que possam tornar o ensino mais efetivo.














DESEVOLVIMENTOAvaliar é a tarefa mais difícil e delicada que a escola e seus educadores encontram no seu processo pedagógico. O ensino aprendizagem é um processo que visa a aquisição de consideráveis graus de conhecimento e de habilidades que demandam mudanças de comportamento de todos os envolvidos neste processo e, a avaliação é tida como o principal elemento para a averiguação dos resultadospretendidos e/ou alcançados.
Como prática formalmente organizada e sistematizada, a avaliação no contexto escolar realiza-se segundo objetivos escolares implícitos ou explícitos, que, por sua vez, refletem valores e normas sociais. Segundo Villas-Boas (1998, p. 21), as práticas avaliativas podem, pois, servir à manutenção ou à transformação social. Ainda para a referida autora, aavaliação escolar não acontece em momentos isolados do trabalho pedagógico; ela o inicia, permeia todo o processo e o conclui.
Durante a história da escola várias concepções de avaliação foram propostas, algumas modernas e pouco praticadas, outras antigas e ainda hoje muito utilizadas. A avaliação oferece ainda, ajuda pecuniária para que se possa modificar este processo caso osobjetivos previstos não tenham sido alcançados com sucesso. Assim, nos lembra Turra (1975), que cabe ao professor a tomada de inúmeras decisões no que diz respeito aos objetivos, conteúdos e procedimentos, porém a decisão de o que, e como avaliar é tarefa que exige altíssimo desenvolvimento de conhecimentos e habilidades.
A tradição dos exames escolares que conhecemos hoje, nas escolasbrasileiras, foi sistematizada nos séculos XV e XVIII, com as configurações da atividade pedagógica produzidas pelos padres Jesuítas (Séc. XVI) e pelo Bispo John Amós Comênio (fim do Séc. XVI e primeira metade do séc. XVIII) (LUCKESI, 2003).
Foi sistematizado nos séculos XVI e XVIII no ocidente para descobrir se o aluno aprendeu o conteúdo transmitido pelo professor. Assim, os exames...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A avaliação e o processo de ensino aprendizagem
  • Avaliação do processo ensino aprendizagem
  • Avaliação do processo de ensino e aprendizagem
  • avaliação do processo de ensino aprendizagem
  • Avaliação do processo ensino-aprendizagem
  • AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
  • AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Avaliação no Processo Ensino e Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!