“Relações Públicas Marketing, sua complementaridade e importância para as Organizações

Páginas: 35 (8721 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Euclydes Amadeu
Licenciado em Relações Públicas na Universidade de S. Tomé e Príncipe
Novembro de 2014

Trabalho de apresentação do Terceiro Ano do Curso


Tema:

“Relações Públicas Marketing, sua complementaridade e importância para as Organizações


INTRODUÇÃO

“Relações Públicas arketing, sua complementaridade e importância para as Organizações”, é o tema deste simplóriotrabalho de investigação.
Considerando a globalização e os seus efeitos para as organizações, as empresas precisam a cada dia melhorar os seus serviços, o seu relacionamento com o seu público de interesse, os métodos para a publicitação dos seus produtos, conquistar clientes e trabalhar para ganhar o mercado.
As empresas, de maneira geral, precisam relacionar-se com diferentes grupos: consumidores,acionistas, funcionários, sindicatos, instituições financeiras, fornecedores, distribuidores, imprensa económica. Para comunicarem-se eficientemente devem servir-se de técnicas adequadas a cada tipo de público e de mensagem. Dois subsistemas estão disponíveis nesse particular, os quais podem ser acionados por qualquer tipo de organização: o de Marketing, especificamente destinado às comunicaçõespersuasiva e informativa dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, e o de Relações Públicas, em apoio às diversas iniciativas desenvolvidas pelas organizações, tanto em nível interno quanto externo, têm-se convertido numa força nada desprezível, integrada no processo de marketing e administrativo, voltando-se principalmente para "um processar de informação, conhecimento e educação, com umfim social" (Cobra, 1987), com o recurso de técnicas que visam conquistar a boa vontade e a cooperação dos vários grupos de públicos com os quais uma organização se relaciona ou de que depende.
Os dois subsistemas, além de proporcionarem mecanismos de comunicação, figuram como suporte administrativo ao executivo, ao empresário e ao empreendimento se complementando.
O objetivo geral deste trabalhoé apresentar ao leitor a complementaridade que existe entre as Relações Públicas e Marketing. Para a realização do estudo de campo que será realizado na Televisão Santomense, levantamos como perguntas de investigação:
1. Que papel tem o Marketing e a Relação Publica no desenvolvimento da televisão santomense?
2. Que contributos têm proporcionado para aperfeiçoamento de um serviço de qualidadena TVS?





4


Para dar respostas a essas questões definiu-se como objetivos específicos deste estudo:
1. Estudar a realidade da função Relações Pública e função Marketing na TVS, de modo a sabermos o estádio científico em que essas técnicas se encontram e o papel que aí detêm.
2. Analisar como a TVS usa o Marketing e a Relação Pública e que resultado tem-se obtido ou espera-se obter.3. Discutir como é feita a complementaridade entre a Relação Pública e o Marketig.
Este trabalho será estruturado da seguinte forma. No primeiro capitulo reservado a revisão da literatura, começaremos por fazer uma caracterização do mercado atual, a sua exigência, o papel de um Agente de Relações Públicas como fundamental na orientação das atividades da empresa. Falaremos também sobre omarketing, as suas diversas faces e aplicabilidades visando garantir o sucesso da Organização e satisfação dos clientes. Depois deste episódio, faremos as relações entre estas duas ciências. No segundo capítulo, apontaremos os procedimentos metodológicos seguidos para realização do estudo de campo. No terceiro capítulo será reservado ao estudo de campo: O papel do Marketing e Relações Publicas comocontributo para um serviço de qualidade na TVS. Por fim, apresentaremos as conclusões e as recomendações.










5
CAPITULO I

I.1 O MARKETING

O Marketing é hoje uma palavra ubíqua, ou seja, algo que está ao mesmo tempo em toda a parte cuja prática permeia todos os domínios da actividade humana influenciando as formas como as pessoas se alimentam, se relacionam uma com as outras,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da liderança nas organizações e o processo de relações públicas nesse contexto
  • A importancia da administraçao publica nas organizaçoes
  • Marketing em organizações publicas
  • Importancia do marketing nas organizações
  • Marketing Aplicado às Relações Públicas
  • AÇÕES DE MARKETING E RELAÇÕES PÚBLICAS
  • Marketing e Relações Públicas
  • O Relações Públicas e a Comunicação Interna nas Organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!