‘’Administração de marketing’’ kotler, philip 12ª edição

Páginas: 8 (1950 palavras) Publicado: 30 de abril de 2011
Introdução ao Marketing
Resumo dos Capítulos 8 e 10
Do livro ‘’Administração de Marketing’’ Kotler, Philip 12ª Edição

Capítulo 8 - Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo:

Os mercados não são homogêneos. Uma empresa não pode atender a todos os clientes em mercados amplos ou diversificados. Os consumidores diferem entre si em muitos aspectos e, em geral, podem seragrupados segundo uma ou mais características. A empresa precisa identificar os segmentos de mercado a que poderá atender com eficácia. Essas decisões requerem um profundo entendimento do comportamento do consumidor e uma cuidadosa análise estratégica. Às vezes, equivocadamente, os profissionais de marketing perseguem o mesmo segmento de mercado em que várias empresas já atuam, negligenciandooutros segmentos potencialmente mais lucrativos.
Para competir com mais eficácia, muitas empresas estão optando pelo marketing de mercado-alvo. Em vez de dispersar seus esforços de marketing, elas concentram sua atenção nos compradores que têm maior chance de atender bem.
Um marketing de mercado-alvo eficaz exige que os profissionais de marketing:
1. Identifiquem e tracem o perfil de gruposdistintos de compradores que diferem em suas necessidades e preferências.
2. Selecionem um ou mais segmentos nos quais interesse a empresa ingressar.
3. Para cada segmento, determinem e divulguem os principais benefícios que diferenciam os produtos da empresa.

Níveis de segmentação de mercado

O ponto de partida de qualquer discussão é sobre segmentação é o marketing de massa. No marketing demassa, o vendedor se dedica a produção, distribuição e promoção em massa de um produto para todos os compradores. O argumento do mercado de marketing é que ele cria um mercado potencial maior, o que gera custos mais baixos, que por sua vez levam a preços mais baixos ou a margens mais altas. No entanto, muitos ressaltam que está havendo uma fragmentação crescente no mercado, o que dificulta omarketing de massa. A proliferação de meios de propaganda e canais de distribuição está tornando difícil e caro atingir um publico em massa. Para alguns, essa abordagem está com os dias contados. De fato, muitas empresas estão se voltando para o micromarketing em um destes quatro níveis: segmento, nicho, local e individuo.

Marketing de segmento

Um segmento de mercado consiste em um grande grupo deconsumidores que possuem as mesmas preferências. Os profissionais de marketing não criam os segmentos; sua tarefa é identificá-los e decidir em quais vão se concentrar. O marketing de segmento oferece benefícios importantes em relação ao marketing de massa. A empresa pode planejar, definir preços, divulgar e fornecer o produto ou serviço para melhor satisfazer o mercado-alvo. Os segmentos demercado podem ser identificados de diversas maneiras Uma delas é a partir de segmentos por preferências.
1. Preferências homogêneas
2. Preferências difusas
3. Preferências conglomeradas

Marketing de nicho
Um nicho é um grupo definido mais estritamente que procura por um mix de benefícios distintos. Em geral, para identificar nichos os profissionais de marketing subdividem um segmento emsubsegmentos.
Um nicho atraente tem as seguintes características: os clientes têm um conjunto de necessidades distintas; os clientes concordam em pagar um preço mais alto a empresa que melhor suprir suas necessidades; o nicho não costuma atrair outros concorrentes; o nicho gera receitas por meio da especialização; e o nicho tem potencial para crescer e gerar lucros maiores.

Marketing local
Omarketing direcionado está levando a programas de marketing idealizados de acordo com os desejos e as necessidades de grupos de clientes locais. O marketing local reflete uma tendência crescente chamada grassroots. As atividades de marketing procuram ficar tanto quanto possível próximas e pessoalmente relevantes para cada cliente. Grande parte do mesmo, promove um produto ou serviço não só comunicando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo capítulo 6
  • RESUMO-O QUE É ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING- PHILIP KOTLER EDIÇÃO 12°
  • Algumas definições do livro Administração de Marketing, de Philip Kotler
  • Administração de marketing kotler 12 edição, capitulo 1
  • Marketing
  • Marketing 3.0 philip kotler
  • Análise Crítica do capítulo 22
  • Fichamento dos capítulos 20 e 21 do livro administração de marketing, kotler, philip.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!