É a treva

Páginas: 2 (361 palavras) Publicado: 2 de maio de 2012
Desde os primórdios da humanidade, a vida em sociedade traz em seu contexto a disputa pelos bens, disputa essa que jamais se arredará, pelo simples fato de cada ser humano constituir um universopróprio de desejos maternais, onde a necessidade de regras gerais é estabelecer limites que possibilitem a não invasão dos direitos individuais.
Partindo deste pressuposto, podemos refletir sobre adesestruturação da sociedade, desta humanidade que vem sendo regida por um falso postulado de democracia, destes seres individualista , narcisistas que amputam as verdadeiras diretrizes de uma nacionalidadedemocrata.
Segundo Rousseau o homem nao é um ser social, é marcado pela contradição. Um ser duplo. Tem uma realidade individual e outra social. Homem dividido entre ser e parecer. Homem querepresenta. Sendo que para entrar na sociedade o mesmo precisa fazer um pacto social que é uma síntese das vontades gerais. É necessario que seu duplo ser esteja em harmonia. A sua liberdade passa peladefinição do dever. Deve ter a consiência que sua liberdade tem limites: nao pode atrapalhar a liberdade alheia; justamente para que toda sociedade fique equilibrada e nao se tranforme em um caos.
É diantedessa duplicidade individual que o ser humano desperta em um cenario costituido pela politica, economia e sociocultura, o qual influencia e é influenciado. Regidos por um Estado cujo o estatutopolítico comunga um discurso em nome do progresso, quando na verdade esta classe de hipocritas desconhecem a ética, e visam os seus previlégios, proliferando uma moral demagógica não apenas em sua cupúla deseguidores, mas também na população; cuja as classes mais afetadas são: cidadãos mal alfabetizados, cidadãos com menos recursos financeiros, os quais ficam a mercer destes politicos mercenarios quevivem de forma parasitária, usulfluindo do dinheiro publico em prol das sua vontade particular.
O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • coração das trevas
  • Coração das Trevas
  • Idade das trevas
  • Idade das trevas
  • Das trevas para a luz
  • Combate nas trevas
  • luz trevas
  • luz trevas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!