É hora do recreio, ainda é hora de educar.

Páginas: 19 (4748 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
É HORA DO RECREIO, AINDA É HORA DE EDUCAR.

Cristiane Fleitas Coronel[1]
Jaqueline Araujo Tomazato[2]
Roseli Siani Batista[3]
Shirleyane das Graças Pinto Centurião[4].

RESUMO.

O objetivo do estudo foi demonstrar a importância do recreio educativo para o aprendizado dos alunos, e a maneira como este tempo deve ser aproveitado pelasescolas, com intuito de proporcionar o aprendizado, a disciplina e favorecer o crescimento intelectual dos alunos. È notado que o tempo do intervalo é mal aproveitado pelas instituições educacionais, o que acarreta o aparecimento de desinteresse dos estudantes em participar das atividades escolares.. Os professores e a equipe escolar demonstram desinteresse em implantar o recreio educativo.. Experiênciasdesenvolvidas em escolas privadas e publicas demonstram que o recreio educativo tem um papel importante no desenvolvimento dos alunos. Desperta interesse no estudante para participar ativamente da vida da escola, cria novos laços de amizade, faz surgir liderança, o companheirismo, novos talentos. Os estudantes passam a ter um melhor rendimento escolar. A implantação do recreio educativo nãorequer grandes investimentos, basta utilizar os recursos já existentes nas escolas.

Palavras-chave: Recreio. Recreio-Educativo. Socialização. Aprendizado,

1 INTRODUÇÃO.

O recreio é um momento importante para a educação, contudo, é desperdiçado pela maior parte das escolas do Brasil, a mesma situação acontece em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Bons exemplos são desenvolvidos poralgumas escolas no País. O horário do recreio é normalmente agitado, crianças e jovens correndo de um lado para outro. Conversas em alto volume, gritos, empurrões, brincadeiras de correr, jogos com bola, restos de lanche caídos pelo chão, enfim, aquela impressão de total falta de organização.
Um recreio organizado pode ajudar no aprendizado, bem como socializar os alunos. A falta de limitesquanto aos comportamentos violentos dos alunos, assim como um barulho excessivo durante o horário do recreio atrapalham a socialização dos alunos. Os profissionais acabam perdendo um tempo precioso que poderia ser usado como um espaço de aprendizagem complementar. É necessária a existência de um recreio organizado.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

O recreio escolar ou intervalo das aulas éum momento presente na vida de todo estudante. Acompanha-o da educação infantil à pós-graduação. Sem buscar a delimitação de termos, mas entendendo como fundamental à sua compreensão a análise etimológica da palavra “recreio”, percebe-se que a sua raiz nos leva ao termo recreação: “Período para se recrear, como, especialmente, nas escolas, o intervalo entre as aulas” (FERREIRA, 1999, apudNEUENFELD, 2008, s.d).
Por recreação entendemos “o momento, ou a circunstância que o indivíduo escolhe espontânea e deliberadamente, através do qual ele se satisfaz (sacia) seus anseios voltados ao seu lazer” (CAVALLARI; ZACARIAS, 1994, apud NEUENFELD, 2008, s.d).
O recreio “representa um convite para viver o momento presente, interagir com pessoas e grupos, explorar o tempo/espaço,construir experiências significativas para quem as vivencia e para incluir a ludicidade no dia a dia”, acredita. ( GOMES,2010.s.d).
Em relação ao lazer, pode-se enfatizar que seja o tempo que cada um tem para si, depois de ter cumprido, segundo as normas sociais do momento, suas obrigações profissionais, familiares, sócio-espirituais e sócio-políticas. É o tempo vital que cada um procuradefender, contra tudo que o impede de ocupar-se consigo mesmo. É antes de tudo liberação de cada um, seja pelo descanso, seja pela diversão - e aí se incluem as atividades esportivas -, seja pelo cultivo do intelecto. (DUMAZEDIER, 1980, apud NEUENFELD, 2008, s.d).
Segundo PIAGET (1994, apud GIOCA, 2001. s.d), o conhecimento implica uma série de estruturas construídas progressivamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hora do recreio
  • A HORA DO RECREIO: INTERAÇAO E APRENDIZAGEM
  • Quimica na hora do recreio
  • Projeto sobre brincadeiras na hora do recreio
  • A Contribuição das Brincadeiras e dos Jogos na Hora do Recreio
  • Hora do conto – contar, encantar e educar
  • Hora
  • a hora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!