Á vida

Páginas: 2 (427 palavras) Publicado: 17 de junho de 2011
Dentro do trabalho pedagógico é necessário a todo educador uma busca constante de maneiras que facilitem o processo ensino-aprendizagem e aprimore a relação professor-aluno, em que para isso énecessário grandes reflexões e mudanças de posturas que quando bem aplicadas e desenvolvidas dão maior entusiasmo no fazer pedagógico, se tornando um ato de amor.
Sabemos que a sociedade, nos dias atuais,atribui a responsabilidade quase total da educação de crianças, jovens e adultos a instituição denominada Escola, deixando evidente que ela deve desempenhar um papel fundamental para o bem-estar detodos os indivíduos, transformando-os em cidadãos político-sociais.
Neste contexto encontramos a figura do docente, profissional que auxiliado por uma equipe pedagógica formado por pedagogos, tem afunção de ensinar, criando meios que propiciem o aprendizado. Como disse Freire (1996, p.22) “[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou a sua construção”(grifo do autor), promovendo assim a existência de indivíduos pensantes, responsáveis e críticos.
Neste meio, ser professor, para muitas pessoas é uma vocação, uma missão, sendo que isso é de extremaimportância porque evidencia o papel importante que esta profissão representa para a sociedade, mostrando que lecionar deve ser um ato de amor (JESUS, 2000).
Todo aquele que se destina ao trabalhono espaço pedagógico precisa estar envolvido com o ato educativo, expressando uma dedicação na construção de uma postura ética-política e ___________________________________________________________________________
¹ Graduada em Pedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante

pedagógica para o desenvolvimento de uma escola precursora da autonomia e da liberdade.
Para que se compreendamelhor esta postura ética-política e pedagógica que os educadores precisam desenvolver para tornar o ato educativo em um caráter de respeito e responsabilidade, discorrerei sobre algumas idéias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vida a vida
  • Vida vida
  • Vida e vida
  • SUA VIDA MINHA VIDA
  • Sua vida a nossa vida
  • A vida
  • Vida
  • A vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!