Útero e síndrome de ovários policisticos

Páginas: 4 (910 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
ÚTERO:
O que é?
O útero é um dos órgãos do aparelho reprodutor nas fêmeas da maioria dos mamíferos, incluindo os  humanos. Durante uma gestação, o útero se expande e o feto se desenvolve em seuinterior. É também responsável pela expulsão do feto, através de contrações, no momento do parto.
Função:
Sua função principal é receber o óvulo fertilizado e lhe dar todas as condições paraseu desenvolvimento. O óvulo fertilizado se dirige ao útero ainda como um embrião. Dentro deste órgão, ele se torna um feto que se desenvolverá no decorrer da gestação.
Anatomia:
Ele apresentauma a forma de domo, na parte superior das tubas uterinas (conhecida como fundo do útero), uma região central delgada (conhecida como corpo do útero) e uma parte mais estreita que possui uma aberturapara a vagina (conhecida como colo do útero). Sua parte interior é conhecida como cavidade uterina. Ele possui uma camada muscular intermediária - chamada miométrio - que compõe a porção principal daparede uterina. Na região mais interna desta parede encontra-se o endométrio, tecido ricamente vascularizado composto por capilares sanguíneos; este, é formado com a intenção de nutrir o feto, contudo,sempre que não ocorre a fecundação do óvulo, ele é descartado na menstruação.
Curiosidade: 
* Após sair do ovário, o óvulo pode viver no máximo vinte e quatrohoras; contudo, ele vive em média dez horas. Após este período ele passará por um processo conhecido como autólise, ou seja, ele se autodestruirá.

SPO
O que é?
A síndrome de ovário policístico(SOP) é uma doença na qual há um desequilíbrio nos hormônios sexuais femininos. Esse desequilíbrio hormonal pode causar alterações no ciclo menstrual, alterações na pele, pequenos cistos nos ovários,dificuldade para engravidar (ou até mesmo a infertilidade), entre outros problemas.
Essa síndrome foi descrita pela primeira vez em 1935, por Stein e Leventhal, com as clássicas características de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Síndrome dos Ovários Policisticos – Síndrome dos Ovários Policisticos – SOP
  • Síndrome do ovário policístico
  • sindrome do ovario policistico
  • Síndrome dos ovários policísticos
  • Sindrome do Ovario Policistico
  • Sindrome ovarios policisticos
  • A síndrome dos ovários policísticos
  • Sindrome dos ovários policisticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!