Últimos Profetas

Páginas: 86 (21457 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2014
Estudo dos



Últim0s profetas


Por


Nellie Scott


ÚLTIMOS PROFETAS


Apresentação ao profetismo

O primeiro profeta e o principal foi Moisés. Na visão dos deuteronomistas os profetas defendem a Aliança, o principal objetivo deles. Os seus livros datam da época do exílio e atribuem as qualidades de profeta a Moisés. Através de Moisés nasce o javismo, a religiãodos hebreus (Ex 3). Por isso, ele é considerado o maior dos profetas. O s. VIII a.C. é o ápice, o ponto mais alto do profetismo bíblico clássico: Amós, Oséias, Isaias e Miquéias são dessa fase.
O povo libertado por Moisés, povo nômade, errante, passa quarenta anos peregrinando pelo deserto. Período de preparação para a entrada na Terra Prometida, um caminho a percorrer da escravidão para aliberdade, caminho que demorou uma geração. Um processo de mudança de mentalidade piramidal, da subordinação para uma mentalidade tribal de participação fraterna e igualitária.
A segunda etapa é o processo de sedentarização, a fixação do homem no campo, não mais nômade. Agrários, sedimentados na terra, plantam, colhem, comem do seu próprio produto. Ao entrarem na Terra Prometida entram também emcontato com os habitantes dessa terra, o povo cananeu, que tinha seu estilo próprio de governo, um povo politicamente organizado e possuía sua própria cultura, uma religião com culto hierarquizado e seus próprios videntes.
O profetismo é um instrumento, um veículo de comunicação entre Deus e o povo. Havia muitos meios de Deus falar a seu povo. Para o Deuteronômio e os escritores deuteronomistas, oprofetismo é o único órgão legítimo de comunicação entre Deus e o seu povo. Dt 18,9ss (inteiro sobre os profetas). Todo o interesse do estudo do profetismo é o de ouvir, através do profeta, a voz de Deus.
A denúncia dos profetas é importante porque está enraizada na fé em Javé, porque deveria corresponder a uma Aliança com Deus, igualitária, sem pobres entre os homens. Javé exige umcomportamento ético. Javé não é como os outros deuses. A sociedade é reflexo do povo e de sua fé. O profetismo é um movimento de anúncio da palavra de Deus, de um Deus libertador, amigo, que caminha com seu povo, que penetra em nosso mundo fazendo de todos participantes da vida.
O profetismo não é um movimento exclusivo do povo de Israel. É comum e difuso entre os outros povos. Precisamos ter uma noçãoclara do que é profecia porque ao rememorar os nomes dos profetas das culturas estranhas aos hebreus, temos que nos perguntar se existem identidades, semelhanças e diferenças. Definição de autoria ignorada:

“Profecia é uma revelação recebida diretamente de Deus, sem intermediários, em qualquer tempo e lugar, por uma pessoa que pode entender imediatamente e é capaz de comunicá-la sem deturpar”.Uma pessoa em transe não pode ser considerada profeta porque não está consciente, falta a consciência para ser profeta.

Complemento: Em relação à questão “oráculo”, termo, de uso frequente nas traduções bíblicas, fica um pouco ambíguo e impróprio enquanto de uso comum com as mitologias e religiões não cristãs (especialmente as religiões grega e romana). O termo hebraico próprio seria ne'um =declaração ou revelação do profeta, da raiz na'am que significa: profetizar, pronunciar uma profecia ou falar como profeta. Encontramos na Bíblia o termo usado em forma introdutória para significar e enfatizar o conteúdo profético daquela enunciação.
Outras vezes as traduções usam o mesmo termo oráculo para traduzir o hebraico dabar = palavra, entendida como palavra de Deus dirigida ao homemcom significado profético.
E’ portanto o oráculo mesmo - alias a palavra de Deus a ele dirigida em forma de “locução interior” - a tornar um homem comum em um profeta, aquele que fala em nome de Deus, comunicando as suas vontades e expectativas.


SUMÁRIO

Apresentação ao profetismo 2
Complemento: 3
SUMÁRIO 4
ÚLTIMOS PROFETAS 6
1ª Aula - INTRODUÇÃO 6
O domínio dos persas e dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Profetas
  • Profetas
  • Profeta
  • O profeta
  • ULTIMO
  • O ultimo
  • ULTIMO
  • PROFETAS MAIORES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!