úlceras de pressão

Páginas: 10 (2443 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERAGEM



STEPHANNE LEANDRO COSTA LOPES



ÚLCERAS DE PRESSÃO







PATOS-PB
2011






STEPHANNE LEANDRO COSTA LOPES




ÚLCERAS DE PRESSÃO









Orientadora: Profª Elayne Maria Dias de Medeiros França


PATOS-PB
2011

1 INTRODUÇÃO


Úlcerasde pressão são áreas localizadas de necrose, que ocorrem mais comumente na pele e no tecido subcutâneo que recobrem proeminência óssea, principalmente no sacro, nas tuberosidades isquiáticas, no grande trocanter, nos calcanhares, nos maléolos e nos cotovelos.
As Úlceras de Pressão sempre foram um problema para os serviços de saúde, especialmente para as equipes de enfermagem e multidisciplinar,como um todo, pela a incidência, prevalência e particularidades de tratamento, prolongando a internação e a morbidade dos pacientes.
Segundo Heames e Smith, estas condições causam dor e sofrimento, muitas vezes desnecessários, bem como aumentam de sobremaneira os custos diretos e indiretos.
Segundo Schue e Langemo as úlceras por pressão afligem e desencorajam os pacientes, além de constituíremporta de entrada para infecções, dificultarem a recuperação, aumentarem o tempo necessário de cuidados de enfermagem e, conseqüentemente, os custos, contribuindo para o aumento da taxa de mortalidade de algumas clientelas.
A perda da integridade da pele produz, então, significantes conseqüências para o indivíduo, para as instituições de saúde, familiares e para a comunidade.
A literaturainternacional aponta que entre 3 e 14% de todos os clientes hospitalizados desenvolvem lesões de pele.vale lembrar que algumas delas são decorrentes de fatores inerentes à doença e às condições clinicas do cliente e que muitas vezes podem ser evitadas com o uso de materiais e equipamentos adequados ao alivio da pressão e aos cuidados específicos com a pele.1.1 Objetivos

Geral

O objetivo desta revisão bibliográfica é para discussão acadêmica sobre a patologia, enfatizando na sua causa, tratamento e assistência de enfermagem ao paciente com úlcera por pressão.















2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Conceito e Etiologia

Úlceras de Pressão são lesões decorrentes de hipoxia celular levando à necrosetecidual. Geralmente estão localizadas em áreas de proeminências ósseas e ocorre quando a pressão aplicada à pele, por algum tempo, é maior que a pressão capilar normal (32mmHg/arteríolas e 12mmHg/vênulas).Podem ser ocasionadas por fatores internos e externos.(Feridas; Fundamentos e atualizações em enfermagem).
A pressão aplicada nas proeminências ósseas bloqueia a função circulatóriae causa a maioria das úlceras de pressão. A intensidade e a duração dessa pressão determinam a intensidade da úlcera: a pressão exercida em uma área por um período moderado (1 a 2h)causa isquemia tissular e aumento da pressão capilar, o que resulta na formação de edema e várias tromboses nos pequenos vasos.
Uma reação inflamatória leva a ulceração e necrose nas células isquêmicas. Porsua vez o tecido necrótico predispõe o corpo a invasão bacteriana e infecção.
A força de cisalhamento, ou força aplicada quando as camadas de tecido e a movem-se uma sob a outra, também pode causar ulcerações. Essa força distende a pele, comprimindo a circulação local.
A umidade produzida pela transpiração ou pela incontinência pode causar úlceras de pressão. Essa umidadeamolece as camadas da pele e provê condições propícias à proliferação bacteriana, levando à laceração da pele.
Outros fatores que podem predispor ás ulceras de pressão e também retardam a cicatrização são desnutrição, diabetes melitus, paralisia, distúrbios cardiovasculares e envelhecimento.os riscos acrescidos são obesidade, emagrecimento acentuado, edema, anemia, higiene precária...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Úlcera por pressão
  • Ulcera por pressão
  • úlcera por pressão
  • Ulcera Por Pressao
  • Úlceras por pressão
  • Ulcera por pressao
  • ulceras por pressão
  • ulcera por pressao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!