Úlcera por pressão

Páginas: 41 (10171 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
1 INTRODUÇÃO


1.1 Justificativa


Observa-se que atualmente apesar da alta tecnologia e modernização dos tratamentos de saúde, a incidência e prevalência da úlcera por pressão continuam altas, especialmente em relação ao paciente hospitalizado, sendo que estas úlceras são consideradas uma das principais e importantes causas de mortalidade e morbidade, vindo a afetar a qualidadede vida dos pacientes e respectivamente de seus cuidadores e/ou familiares, gerando altos custos médicos em relação aos cuidados e tratamentos.


Nesse contexto, verifica-se que a prevenção é a forma mais indicada para minimizar o risco de desenvolver a úlcera por pressão. Uma vez que a ocorrência dessa lesão aliada à patologia do paciente gera um agravamento maior no estado geral domesmo gerando uma permanência maior dentro de uma UTI.


O paciente internado na UTI passa a ser vulnerável a uma diversidade de procedimentos, entre os quais, ressalta-se as sondagens vesicais, nasoenterais ou nasogástricas, cateter para acesso venoso ou ainda, sujeito a hemodinâmica invasiva e entubação orotraqueal para suporte ventilatório¹, deixando-o vulnerável de complicaçõescomo infecções, decorrentes do estado invasivo que são inerentes a esses procedimentos7. Da mesma forma, ficando também suscetível ao desenvolvimento de atrofias musculares e ao aparecimento da Úlcera de Pressão (UP), elemento do presente estudo²-³.


Ressalta-se que as úlceras de pressão são denominadas de úlceras de compressão, úlceras de decúbito ou ainda de escaras, que sãoconsideradas feridas crônicas, decorrentes de áreas submetidas a processo constante de isquemia, consequentemente resultando em morte tecidual além de ser uma via de acesso para infecção4.


Dealey5 destaca que, na ultima década, a úlcera de pressão tem sido encarada como sendo uma falha do tratamento, resultante da má qualidade em relação à assistência dos profissionais que lidam diariamente comesse paciente. Dessa forma, para muitos, ao se verificar a presença das úlceras de pressão nos pacientes decorrentes de sua hospitalização, na maioria das vezes, atribui-se essa responsabilidade à equipe de enfermagem, em função da mesma prestar assistência contínua ao paciente 24 horas7.


Em análise a literatura, observa-se que Silva6, leciona que a úlcera de pressão vem a serconsiderada como uma das principias ocorrências iatrogênicas em uma UTI. Entretanto, não é correto avaliar e considerar os profissionais que ali atuam como sendo os únicos responsáveis pela ocorrência. É importante fazer uma investigação do sistema em sua plenitude, pois somente dessa forma poderia demonstrar a presença de falhas existentes e as diretrizes para a referida e necessária prevenção.Assim, considera-se para a realização do presente estudo, as formas de prevenção de Úlcera de Pressão (UP) em pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), analisando suas características, buscando identificar o perfil do paciente, incidência e fatores de risco para o desenvolvimento de úlcera de pressão dos indivíduos internados nessas unidades.



2. OBJETIVOS


2.1 Geral• Avaliar as formas de prevenção de Úlcera por pressão em Pacientes em Unidade de Terapia Intensiva.


2.2 Específicos


• Identificar a incidência e os fatores de risco para o desenvolvimento de UP nos pacientes internados em UTI;


• Identificar na literatura as estratégias utilizadas para prevenir a UP em UTIs;


• Identificar ascaracterísticas da UP.



3 METODOLOGIA


3.1 Tipo de estudo



Segundo Moscarola e Freitas8, o objetivo primordial da pesquisa bibliográfica é posicionar devidamente o pesquisador a estar em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre um assunto especifico (...) propiciando a análise de um tema sob novo enfoque ou abordagem.


Assim o objetivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Úlcera por pressão
  • Ulcera por pressão
  • úlceras de pressão
  • úlcera por pressão
  • Ulcera Por Pressao
  • Úlceras por pressão
  • Ulcera por pressao
  • ulceras por pressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!