Úlcera estomacal e gastrite

Páginas: 27 (6556 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
Taubaté- SP
2012
SUMÁRIO

*
1 INTRODUÇÂO 4
1.1 Gastrite 4
1.2 Úlcera péptica 4
2 EPIDEMIOLOGIA 6
3 ETIOLOGIA E FISIOPATOLOGIA 8
4 DIAGNÓSTICO 12
5 TRATAMENTO GERAL 14
5.1 Tratamento clinico 14
5.1.1 Gastrite e Úlcera Péptica associadas à infecção por H. pylori 14
5.1.2 Úlcera Péptica associadas ao uso de AINH 15
5.1.3 Úlcera de Estresse 15
5.2Tratamento Endoscópico 16
5.3 Tratamento cirúrgico 16
6 TRATAMENTO NUTRICIONAL 17
6.1 Avaliação Nutricional 18
7 POLÍTICAS PÚBLICAS 22
8 CASO CLÍNICO 23
9 CONCLUSÃO 29

1 INTRODUÇÂO

Gastrite

É um processo inflamatório do estômago. Pode ser classificada em aguda (simples ou exógena, corrosiva e tóxica), crônica (superficial, atrófica e hipertrófica) e especial ou pós- gastrectomia(SILVA, 2007).

A gastrite aguda simples pode ser provocada pela ingestão de álcool e drogas, bem como por enfermidades infecciosas. Pode cursar com anorexia, desconforto epigástrico, náusea e vômitos e, ocasionalmente, com hematêmese, mal-estar, calafrios, cefaleia, dor epigástrica em queimação, diarreia e dor em cólica (enterite), câimbra musculares, edema e hiperemia da mucosa, prostração edesidratação. A corrosiva, provocada por ingestão de substâncias corrosivas, ácidas ou álcalis, em geral é acompanhada de esofagite aguda corrosiva. Há dor em queimação, náusea e vômitos, diarreia, rigidez abdominal, sede intensa, prostração e choque. A tóxica é desencadeada pelo uso de drogas à base de solicilatos, barbitúricos, etc. Na crônica, há uma inflamação difusa ou parcial da mucosagástrica, com o antro sendo o local primariamente atingido. Divide-se em: superficial, tendo pressão e “empachamento”, anorexia, náusea e vômito e pirose; atrófica com indisposição gástrica, anorexia, náusea e vômitos, podendo ou não haver dor, hematêmese; hipertrófica tendo dispepsia, pirose, edema, hipoalbuminemia, hipersecreção gástrica. Na especial ou pós-gastrectomia pode surgir diminuição dacapacidade gástrica gerando saciedade precoce, perda de peso e desnutrição (SILVA, 2007).
*
* 1.2 Úlcera péptica

É uma ulceração aguda ou crônica que se instala em uma porção do trato gastrointestinal acessível à secreção gástrica. Pode ser localizada no estômago (pequena curvatura e região pilórica), no duodeno (face anterior e posterior da primeira porção) e no esôfago (terço inferior,quando possui mucosa gástrica ectópica ou quando há esofagite de refluxo). Ocorre em todas as idades, em ambos os sexos. É uma doença da civilização (duodenal é quatro vezes mais comum que a gástrica). Pode complicar-se com perfuração e hemorragia, infecção, divertículos, penetração em estruturas vizinhas e obstrução pilórica. O desequilíbrio entre os fatores agressivos e defensivos provocaulceração péptica aguda ou crônica (SILVA, 2007).

A úlcera péptica normalmente acomete duas regiões principais, a gástrica e a duodenal. A úlcera péptica não-complicada em qualquer destas regiões pode apresentar-se com sinais semelhantes àqueles associados à dispepsia e gastrite. Dor abdominal ou desconforto são característicos tanto na úlcera gástrica como duodenal, embora a anorexia, perda de peso,náusea e vômito, e epigastralgia possam ocorrer com maior frequência nas pessoas com úlcera gástrica. Em alguns pacientes a úlcera péptica é assintomática. Frequentemente, a presença de complicações como hemorragia e perfuração aumenta a importância do quadro clínico (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2003).

2 EPIDEMIOLOGIA

A úlcera péptica e a gastrite induzida pelo Helicobacter pylori é uma dasinfecções mais comuns na espécie humana, comprometendo cerca de metade da população mundial. A bactéria apresenta distribuição cosmopolita, sendo encontrada em habitantes dos cinco continentes. A prevalência da infecção pelo H. pylori varia com a idade, o nível socioeconômico e a raça. Estudos sorológicos demonstraram que a prevalência de infecção por H. pylori aumenta com a idade e é maior nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gastrite e ulcera
  • Ulceras e gastrite
  • Dieta para gástrite e ulcera
  • Gastrite e Ulcera Peptica
  • Resumo gastrite e ulcera
  • Gastrite, úlcera, doença celíaca
  • Gastrite e úlcera gastrica
  • Fisiologia Humana- Gastrite e ùlcera gástrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!