Úlcera do pe diabético

Páginas: 20 (4947 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
FSP – FACULDADE SUDOESTE PAULISTA
Instituição Chaddad de Ensino S/C Ltda.




ENFERMAGEM






ROSANA MARIA DE ARAÚJO CASTRO












REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DIANTE DE UMA COMPLICAÇÃO DO DIABETES: ÚLCERA DO PÉ DIABÉTICO



















AVARÉ – SP
2010

ROSANA MARIA DE ARAÚJO CASTROREFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DIANTE DE UMA COMPLICAÇÃO DO DIABETES: ÚLCERA DO PÉ DIABÉTICO


Trabalho apresentado ao curso de Enfermagem, da Faculdade Sudoeste Paulista, para a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II.


Orientadora: Profª Ms Angélica Teresa Biral














AVARÉ-SP2010
FACULDADE SUDOESTE PAULISTA
Instituição Chaddad de Ensino S/C Ltda.




ENFERMAGEM





FOLHA DE APROVAÇÂO DE MONOGRAFIA





TÍTULO: REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DIANTE DE UMA COMPLICAÇÃO DO DIABETES: ÚLCERA DO PÉ DIABÉTICO


AUTOR: ROSANA MARIA DE ARAÚJO CASTRO.



ORIENTADORA: ANGELICA TERESA BIRAL





________________________________________Profª Ms Angélica Teresa Biral



Data da APROVAÇÃO: _____/_____/______



Nota Final: _________________



DEDICATÓRIA



















































Com imensa gratidão que dedico este trabalho ao meu esposo Otacílio pelo amor, incentivo, confiança e pela paciência, pois ele foi oelemento fundamental para a realização deste sonho.
AGRADECIMENTOS


Em primeiro lugar agradeço a Deus por ter me concedido o dom da vida e a certeza que mesmo estando fraca estava sempre presente em minha vida, concedendo paz, saúde e bênçãos, perseverança e otimismo, permitindo a conclusão deste curso.
Os meus mais sinceros agradecimentos com muito amor e carinho ao meuamado esposo Otacílio, pois esteve sempre presente em todas as ocasiões em minha vida, me dando força, incentivo, apoio e companheirismo ajudando a enfrentar os obstáculos que surgiram no decorrer deste curso. Você é a razão pelo qual consegui atingir meus ideais. Te amo!
Agradeço aos meus queridos amigos de turma pelos grandes momentos de alegria e também de tristeza que compartilhamos, masque através deles nos saímos mais fortes.
Aos meus amigos de estágio: Diana, Joice, Karine, Lenice, Marcelo, Moisés, Sandro, Sara e Silvana, quero agradecer por tudo o que passamos juntos, pelos momentos de alegria e de dificuldades, mas que sempre um auxiliou o outro a enfrentar dando força, incentivo e acima de tudo companheirismo neste desafio. Vocês irão ficar para sempre guardado em meucoração. Adoro vocês!
O meu agradecimento a minha orientadora Angélica Teresa Biral pela força, dedicação e paciência que me auxiliou. Sua orientação foi muito importante para a realização desse trabalho.
Por fim agradeço a minha mãe Luiza pelas orações o qual fez por mim, para que Deus guardasse todos os meus passos e iluminasse a minha mente nesta etapa de minha vida, pois “tudo posso naquele queme fortalece” (Fil 4:13).










EPÍGRAFE































“Você nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos que precise”.

(Chico Xavier)



RESUMO



O presente estudo tem como objetivo realizar uma reflexãosobre a atuação do enfermeiro diante de uma complicação do diabetes: a úlcera do pé diabético. Trata-se de uma revisão literária, um estudo exploratório descritivo, foram utilizados livros e artigos relacionados à temática em estudo. Conclui-se que o diabetes mellitus é um dos problemas de saúde de grande relevância na atualidade por sua elevada taxa de mortalidade e morbidade, compromete a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pé diabetico
  • pé diabetico
  • Pé diabético
  • pe diabetico
  • pé diabético
  • Pé Diabético
  • Pé diabético
  • pe diabetico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!