Órgãos dos sentidos

Páginas: 7 (1632 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014
Órgãos dos sentidos

Os órgãos dos sentidos são um conjunto de órgãos receptores externos de estímulos sensoriais dos sentidos. Suas funções são transformar os estímulos (luz, som, calor, pressão, entre outros) em impulsos nervosos, onde esses percorrem as células nervosas até o sistema nervoso central. O cérebro traduz, interpreta e transforma os impulsos nervosos nas sensações.
São cincosentidos conhecidos: a visão, o olfato, a audição, o tato e o paladar ou gustação. E os seus refectivos órgãos sensoriais são: os olhos, o nariz, as ouvidos, a pele e a língua.

Pele - Tato
A pele, ou cútis, é o órgão de revestimento externo do corpo (o maior órgão do corpo humano e também o mais pesado) responsável pela proteção do organismo. Atua sobre o organismo com funções imunitárias,regulação do calor, proteção contra desidratação, metabólicas (como a produção de vitamina D), proteção contra a radiação e apresenta funções nervosas que constituem o sentido do tato.
A pele pode ser dividida em epiderme (camada de células mais superficial), derme (camada média) e hipoderme (camada mais interna). Os mecanismos responsáveis pelo tato estão localizados, em sua maioria, na segundacamada da pele, a derme. Nesta encontra-se diversos tipos de receptores para os estímulos táteis, são esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a informação do toque, por serem o trabalho conjunto de terminações nervosas e corpúsculos.
Pode-se encontrar na derme os seguintes corpúsculos:
- Corpúsculo de Ruffini: tem uma formação alongada e fusiforme, apresenta uma cápsula delgada detecido conjuntivo, com várias fibras nervosas que penetram neste tecido e ramificam-se originando ramos curto e tortuosos com varicosidades. Localizam-se na região profundo da derme e é responsável pela sensação de frio e calor.
- Corpúsculos de Vater-Paccini: é o maior dos corpúsculos encapsulados, está envolvido por delgadas camadas de tecido conjuntivo formando lamelas concentricas, entre estasexiste um espaço estreito ocupado por um líquido claro. Apresenta uma clava central, que é uma formação alongada e granulosa, e uma única terminação nervosa que penetra dentro do corpúsculo. Tem o aspecto de um cebola cortada ao meio e é responsável pelo sentido de pressão.
- Corpúculos de Meissner: podem ser alongadas ou elípticas, também apresentam uma cápsula de tecido conjuntivo e outra detecido conjuntivo fibrilar na porção central, que serve para a sustentação. Várias terminações nervosas de trajeto helicoidal ou em espiral, localizam-se nas papilas dérmicas, pontas dos dedos, palma da mão e planta do pé. É responsável pelo sentido do tato.
- Corpúculo de Krause: podem apresentar-se como estruturas esféricas ou alongadas. Contém uma cápsula de lamelas delgadas, uma clava central bemdesenvolvida e várias terminações nervosas que se ramificam formando um botão terminal. Localizam-se na derme, lâmina própria da mucosa oral e órgãos genitais. É responsável pela sensação de frio.
-Corpúsculo do tato de Merkel ou discos de Merkel: compostos por células especializadas chamadas células de merkel, estas apresentam filamentos de citoqueratina no seu citoplasma. Localizam-se nacamada germinativa da epiderme e na bainha externa da raiz do pelo. É responsável pelo tato.
A seguir um esquema da pele:

Existe também terminações nervosas livres que variam de função e localização, e não apresentam cápsulas de tecido conjuntivo que as envolve. A terminação que se localiza ao redor dos folículos pilosos é responsável pelo tato e pressão. Já as que se ramificam na derme,atravessando a lâmina basal, e penetram entre as células epiteliais são responsáveis pela sensação de dor,frio e calor.

Olhos - Visão
Os olhos são quase esféricos e estão alojados nas cavidades orbitais da face. As paredes do globo ocular são constituídas três camadas: a externa que tem função protetora, composta pela córnea e esclera; a média que é vascular, composta pela íris,coróide e o corpo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • orgão do sentido
  • órgãos dos sentidos
  • orgãos do sentido
  • orgaos dos sentidos
  • orgaos dos sentidos
  • Orgãos do sentido
  • Órgãos do Sentido
  • orgãos do sentido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!