Óptica física

Páginas: 5 (1091 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
1: INTRODUÇÃO:

A óptica é o que estuda os fenômenos relacionados à luz, uma das formas pelas quais a energia se manifesta. O que denominamos constantemente luz é apenas uma pequena parcela de um vasto conjunto, o espectro eletromagnético, de coisas do mesmo tipo. Distinguimos as diversas partes dessas ilusões por valores diferentes de algo que varia, esta quantidade variável é a"frequência".

1.1: Teoria e seus criadores:

295aC - Eucilhes publica estudos de óptica.

1648 - O holandês Villebrordus Snellius descobre a lei da refração da luz.

1671 - O alemão Wilhem Leibnitz propõe a existência do éter.

1676 - O dinamarquês Olaus Römer descobre que a velocidade da luz é finita.

1678 - Huygens descobre a polarização da luz.

1690 - Huygens formula a teoria ondulatória daluz.

1799 - O alemão Friedrich Herschel descobre a existência dos raios infravermelhos

1801: - O inglês Thomas Young descobre as interferências luminosas. * O alemão Carl Ritter descobre o raio ultravioleta.

1811: - O francês Augustin Fresnel faz pesquisas sobre a difração da luz.

1821: - Fresnel efetua as primeiras medições de comprimento de onda életrica.

1822: - Fresnelaperfeiçoa as lentes usadas em faróis.

1849: - O francês Armand Fizeau mede a velocidade da luz.

1852 - O inglês George Stokes formula a lei da fluorescência, observando o efeito da luz ultravioleta sobre o quartzo.

1859 - Os alemães Robert Bunsen e Gustav Kirchhoff desenvolvem a análise espectral, que fornece subsídios para químicos e astrônomos.

1887 -Os americanos Albert Michelson e EdwardWilliams Morley mostram a constância da velocidade da luz.

1901 - O russo Piotr Liebedev prova experimentalmente a pressão da luz.

1.2: Conceitos

1.3: Velocidade da luz
Durante um certo tempo, acreditava-se que a propagação da luz fosse instantânea, ou seja, ela seria imediatamente vista por um observador assim que fosse emitida a partir de uma fonte.
Hoje sabemos que quando a luz sepropaga através de um meio, ela o faz com uma velocidade determinada. Essa velocidade é extremamente alta quando comparada com velocidades registradas em fenômenos cotidianos.
No vácuo, onde temos velocidade máxima de propagação da luz, qualquer que seja a freqüência, ou cor, da luz considerada (vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil ou violeta), a velocidade de propagação é sempre amesma e da ordem de 3,0 . 105 km/s.

1.4: Reflexão da luz

O fenômeno da reflexão consiste na mudança da direção de propagação da energia . Consiste no retorno da energia incidente em direção à região de onde ela é oriunda, após entrar em contacto com uma superfície refletora.

A energia pode tanto estar manifestada na forma de ondas como transmitida através de partículas. Por isso, a reflexãoé um fenômeno que pode se dar por um caráter eletromagnético, óptico ou sonoro.

Quando raios luminosos paralelos incidem numa superfície plana, polida, os raios refletidos também são paralelos ente si.

1.5: Refração da luz
Um feixe de luz se desvia ao passar do ar para a água ou vice versa. Para observar esse efeito basta mergulhar um lápis em um copo com água. Esse desvio se deve a umamudança na velocidade da luz ao passar de um meio transparente para outro e chama-se refração da luz.

Índice de refração é uma relação entre a velocidade da luz em um determinado meio e a velocidade da luz no vácuo (c). Em meios com índices de refração mais baixos (próximos a 1) a luz tem velocidade maior (ou seja, próximo a velocidade da luz no vácuo).

A velocidade de propagação da luz no ardepende da freqüência da luz, já que o ar é um meio material. Porém essa velocidade é quase igual a 1 para todas as cores. Ex: índice de refração da luz violeta no ar = 1,0002957 e índice de refração da luz vermelha no ar = 1,0002914. Portanto, nas aplicações, desde que não queiramos uma precisão muito grande, adotaremos o índice de refração do ar como aproximadamente igual a 1.

1.6:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica Optica
  • Física
  • Fisica
  • física-optica
  • Física Optica
  • Física
  • Física óptica
  • Fisica optica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!