Ópitica

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
COMPLEXO EDUCACIONAL DE vilar dos teles |
Física |
Visão Óptica das Aves |
|
|
09/11/212 |

Complexo Educacional de Vilar dos Teles
Turma: 3º ano do EM

Alunos:
Andréa Neves
Brenda Rodrigues
Débora Santos
Juliana Lopes
Luismar Gouveia
Rafael de Oliveira

Visão Óptica das Aves
O vôo requer um sentido da visão apurado e ajustes muito rápidos do olho, à variação daintensidade luminosa ou à distância. Na maioria das aves, o globo ocular é muito grande, relativamente ao tamanho da cabeça do animal, e é endurecido por um anel de ossículos escleróticas, geralmente situados próximo do cristalino, onde suportam e reforçam o local de origem dos músculos ciliares. Os ossículos também ajudam a manter a forma do globo ocular, especialmente nas espécies em que este não éesférico. O músculo da íris é estriado e apresenta uma resposta muito rápida às alterações da intensidade luminosa. As Aves diferentes dos répteis, não apresentam almofada anelar para fazer a acomodação ocular e muitas espécies apresentam visão a cores (Walker & Liem, 1994). 

|

Anatomia Extraocular
O olho de um pássaro mais se assemelha a dos répteis. Ao contrário dos mamíferos, não éesférico, e da forma plana permite mais do seu campo visual estar em foco. Um círculo de placas ósseas, o anel esclerótico , rodeia o olho e mantenha-rígida, mas uma melhoria em relação ao olho dos répteis, também encontrada nos mamíferos, é que a lente é empurrado mais para a frente, aumentando o tamanho da imagem na retina.
Sendo assim a maioria das aves não pode mover os olhos, embora hajaexceções, como os corvos marinhos. As aves com os olhos nas laterais da cabeça têm um largo campo visual, muito útil para os predadores de detecção, enquanto que aqueles com os olhos na frente de suas cabeças, como as corujas, possuem visão binocular e pode estimar a distância quando a caça.

Anatomia do olho
As principais estruturas do olho do pássaro são similares aos de outros vertebrados. Acamada externa do olho consiste na transparência da córnea na frente, e duas camadas de esclera - uma camada branca de fibras colágena e resistente que envolve o resto do olho e que apóia e protege o olho como um todo. O olho é dividido internamente pela lente em dois segmentos principais: o segmento anterior e segmento posterior. A câmara anterior é preenchida com um líquido aquoso chamado humoraquoso, e a câmara posterior contêm o humor vítreo, uma substância clara e gelatinosa.
A lente é o corpo em forma de "lente convexa transparente ou com uma camada mais externa e uma camada interna mais macia. Ele focaliza a luz sobre a retina. O formato da lente pode ser alterado pelos músculos ciliares, que são diretamente ligados a cápsula do cristalino por meio das fibras zonular.

Percepçãode luz
Os quatro pigmentos em um pássaro cones ampliar o alcance da visão de cores no ultravioleta. Existem dois tipos de receptores de luz em um olho de pássaro, varas e cones. Rods, que contêm o pigmento visual rodopsina é melhor para a visão nocturna, porque eles são sensíveis a pequenas quantidades de luz. Cones detectar específicas cores (ou comprimentos de onda) da luz, então eles são maisimportantes para orientada para animais de cor como os pássaros. A maioria das aves sãotetracromática, possuindo ultravioleta (UV) cones sensíveis no olho, bem como aqueles para o vermelho, verde e azul, mas os pombos têm um pigmento adicional e, portanto, pentachromatic.
Os quatro cones pigmentos distintos espectralmente são derivados da proteína opsina, ligada a uma molécula pequena chamada deretina, que está intimamente relacionado com a vitamina A. Quando o pigmento absorve luz na forma alterações na retina e altera o potencial de membrana da célula cone que afetam os neurônios em a camada de gânglios da retina. Cada neurônio na camada ganglionar pode processa a informação de um número de células fotorreceptoras, e por sua vez pode desencadear um impulso nervoso para repassar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • opitica
  • OPITICA
  • Fisica
  • trabalho de Física- Ópitica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!