ólpçipipupoipi

Páginas: 4 (759 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
Exercícios de Termometria
1. A fim de diminuir o risco de explosão durante um incêndio, os botijões de gás possuem um pequeno pino com aspecto de parafuso, conhecido como plugue fusível. Uma vezque a temperatura do botijão chegue a 172° F, a liga metálica desse dispositivo de segurança se funde, permitindo que o gás escape. Em termos de nossa escala habitual, o derretimento do plugue fusívelocorre, aproximadamente, a:
 
a)69° C;  b) 78° C;  c) 85° C; d) 96° C; e) 101° C
 
 2. Um estudante traduziu um texto, originalmente em língua inglesa, no qual se dizia que no Estado da Califórniaestá a região mais quente do planeta, conhecida como “Vale da Morte”. Como desejava uma tradução perfeita, também converteu o valor da maior temperatura registrada naquele local, encontrando 57° C.Supondo-se que a conversão tenha sido feita corretamente, a versão original que estava escrita, na escala Fahrenheit, tinha o valor de:
                a) 13,7° F; b) 44,6° F; c) 120,6° F; d) 134,6° F;e) 192,0° F
 
3.
Quando se deseja realizar experimentos a baixas temperaturas é muito comum a utilização de nitrogênio líquido como refrigerante, pois seu ponto normal de ebulição é de -196° C. Naescala Kelvin, esta temperatura vale:
a) 77 K; b) 100 K;  c) 196 K;  d) 273 K;  e) 469 K
 
4. Foram colocados dois termômetros em determinada substância a fim de medir sua temperatura. Um deles,calibrado na escala Celsius, apresenta um erro de calibração e acusa apenas 20% do valor real. O outro, graduado na escala Kelvin, marca 243. A leitura feita no termômetro Celsius é de:
 
a)     30°; b)  6°; c)  0°;  d) -6°; e) -30°
 
5. Normalmente, o corpo humano começa a “sentir calor” quando a temperatura ambiente ultrapassa a marca dos 24° C. A partir daí, para manter seu equilíbriotérmico, o organismo passa a eliminar calor através do suor. Se a temperatura corporal subir acima de 37° C, é caracterizada como hipertermia e abaixo de 35° C, hipotermia. Se a temperatura de uma pessoa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!