Óleos e derivados

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
Óleos e Derivados
[pic] 

Opções amigáveis

 
O mercado de tintas tem o privilégio de poder optar por soluções ecologicamente corretas. Entre as várias substâncias não agressivas ao ambiente que compõem a tinta, o óleo vegetal é um item que contribui com esse importantíssimo fator, além de ser fonte renovável.
  Lucélia Monfardini  
Dentre os importantes benefícios que a utilização dosóleos vegetais propicia à formulação das tintas, existe um fator principal: a preocupação com o ambiente. Em outras palavras, o uso desses insumos proporciona às indústrias de tintas produtos de origens vegetais, não agressivos ao ambiente e de fontes totalmente renováveis. “Esse aspecto é de suma importância, principalmente numa indústria onde a maioria das matérias-primas é altamente tóxica eagressiva à natureza”, salienta José Morales, diretor da A.Azevedo.
Os óleos e derivados, também conhecidos como oleoquímicos, são utilizados na formulação de determinadas resinas para diferentes tipos de tintas, esmaltes e vernizes. Suas principais características de desempenho nas tintas são brilho, aderência a alguns substratos, plasticidade, resistência a intempéries, velocidade de secagem eendurecimento rápido da película.
Os óleos podem ser aplicados em diversos tipos de tintas, como tintas flexográficas, tintas gráficas, tintas de alumínio, vernizes para secagem a estufa ou ao ar, vernizes sanitários, tintas tipográficas, lacas nitrocelulose, esmaltes sintéticos termoplásticos e termofixos para uso industrial em geral.
Avanços
O aperfeiçoamento do conhecimento técnico e osbenefícios concebidos pelos óleos e derivados são dois fatores importantíssimos para o mercado, pois estão contribuindo para um aumento significativo da qualidade das tintas e resinas. “Nos últimos anos, verificamos grandes avanços na agricultura, nas áreas de desenvolvimento de sementes, técnicas de plantio, que visam aumento da produtividade e do rendimento das oleaginosas, o que possibilita às empresasum fornecimento regular dos óleos vegetais”, declara Priscila Melo, gerente da unidade de negócios da Aboissa.
Morales, da A.Azevedo, destaca que os óleos vegetais nas tintas agem como plastificantes e proporcionam elasticidade, além de um acabamento mais “aveludado”.
Em uma comparação, por exemplo, entre ácidos graxos e óleos na preparação de resinas alquídicas, Anselmo França, representantetécnico da D’Altomare, destaca as seguintes vantagens do oleoquímico. “As características mais relevantes são menor tempo de processamento; maior liberdade na escolha de poliálcoois; possibilidade de uso de uma determinada mistura de ácidos graxos; eliminação das reações secundárias que ocorrem durante a alcoólise, como a transformação de glicerina na acroleína; melhor controle depoliesterificação; possibilidade de obtenção de polímeros com maior peso molecular médio, associado a uma distribuição mais estreita”, lista.
França ainda comenta sobre a porcentagem de óleo que pode variar em uma formulação dependendo do tipo de tinta e uso específico. “A porcentagem de óleo é variável, pois o tipo e a quantidade de óleos e derivados utilizados na preparação das resinas determinam a aplicação destespolímeros nas diferentes espécies de tintas, esmaltes e vernizes. Por exemplo, para uma resina alquídica curta em óleo, geralmente se utiliza 30% em peso de ácido graxo”, explica.
Eduardo Oliva, coordenardor da UniAmerica Brasil, afirma que existem pesquisas com a finalidade de melhorar o aproveitamento da utilização dos óleos vegetais nesse setor. “Em alguns casos, em substituição a produtospetroquímicos, um exemplo que podemos citar é o óleo de soja, por suas aplicações industriais que substitui produtos petroquímicos. Este tipo de desenvolvimento está sendo realizado também com os derivados dos óleos vegetais, onde buscam o melhor aproveitamento deles nas atuais aplicações”.
Tipos de óleos
A atuação da Aboissa no setor de tintas se estendeu para outros países, além do mercado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leite, derivados e óleos
  • Caracterização mecânica em flexão de compósito de poliuretano derivado de óleo de mamona reforçado com sisal
  • derivados
  • Derivados
  • Derivados
  • Derivados
  • Derivados
  • derivados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!