Óleo de lorenzo

Páginas: 7 (1634 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2011
Para esta tarefa você deve responder as questões, a seguir sobre o filme:

O ÓLEO DE LORENZO

1 – Como foi apresentada e no que consistiu a problemática da pesquisa?
A apresentação da problemática de pesquisa apresenta-se para os atores envolvidos (professores, pais, médicos) nela logo no início do filme, quando da chegada à Washington do menino Lorenzo, juntamente com sua família, momentoem que o menino inicia a apresentação dos sintomas da doença, o que gera dúvida. Destaca-se a cena do filme em que ocorre uma discussão entre os pais e professores de Lorenzo, sobre a hipótese de hiperatividade, o ciclo dos sintomas iniciais e a necessidade de remoção a uma classe inicial. Posteriormente a essa cena, o menino é submetido a exames neurológicos, que estão ainda normais, e seus paisafetam a hipótese de ele ter contraído alguma doença rara, durante o período em que eles estiveram na África do Sul. Verificamos assim, que várias suposições surgem quando inicialmente nos deparamos com uma problemática, e devemos saber conduzir este tipo de sequência através da própria pesquisa.
É então que Lorenzo fica internado três dias para fazer ma série de exames. Neste momento destaca-seainda, a cena do filme em que a mãe de Lorenzo apela ao campo religioso, diante da incógnita sobre a doença que filho vem apresentando. Mas após isso, a problemática se desenvolve na medida em que Lorenzo é diagnosticado pelo médico (Dr. Judalon), sobre a doença, que é rara e do ramo das leucodistrofias, chamada Adrenoleucodistrofia (ALD). O médico explica, até onde ele tem conhecimento, que setrata de uma deficiência metabólica, que causa degeneração no cérebro, e afeta meninos entre 5 e 10 anos, com uma “evolução implacável e inevitável”, de modo que a morte ocorre geralmente 2 anos após o diagnóstico. E na medicina, no meio científico ainda não havia, portanto qualquer estudo que tivesse solucionado o rumo da doença. O médico salienta ainda que Lorenzo apresentara dois sinaisdefinitivos da doença: o nível anormal de gordura no sangue e 1 ácido graxo de cadeia longa.
O pai de Lorenzo pergunta, diante desse contexto, sobre a destruição do cérebro pelas gorduras, e o médico responde que há uma enzima, que deveria metabolizar as gorduras, mas que é deficiente nos garotos ALD, e acumula-se nas células nervosas como as obstruções de artérias. A mãe de Lorenzo pergunta ainda sobrealguém que esteja pesquisando sobre a doença e descobre que não há tratamento para a ALD. É então que o pai de Lorenzo vai a procura de informações sobre a doença, e se depara com um estudo clínico patológico de 17 casos sobre o ALD, e se desespera, pois em todos os casos, os sintomas são os mesmos, bem como a aceleração no processo da doença até a morte.
Três meses depois, o médico quediagnosticou Lorenzo indica a seus pais o único especialista mundial que pesquisa sobre o leucodistrofia, Dr. Nikolais, que está trabalhando a doença baseada em uma dieta que proíbe a ingestão de alimentos que contenham ácido graxo de cadeia longa. Os pais questionam o fato de a comida ser saudável e fazer mal para ao garoto, mas o médico explica que como a doença impede a decomposição dessas gorduras, elasse acumulam mais rapidamente no cérebro, e não ingeri-las, teoricamente, desaceleraria o processo. O pai de Lorenzo entende que, de alguma maneira, o acúmulo corre o mielina substância da membrana celular que isola os neurônios), e a ALD causa assim a degeneração do cérebro, fazendo com que o corpo perca suas funções motoras. O médico (Dr. Nikolais) esclarece ainda que a ALD é transmitida apenaspela mãe, que é portadora da deficiência em seu cromossomo, mas não a desenvolve.
Posteriormente, o pai de Lorenzo recebe exames do menino e percebe que mesmo com a dieta prescrita pelo médico, o nível de gordura saturada está aumentando no corpo de Lorenzo, o que não faz sentido. Questionam então o médico a respeito, e ele afirma que é muito cedo para definir qualquer coisa, pois o paciente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oleo de lorenzo
  • O óleo de lorenzo
  • o óleo de lorenzo
  • Óleo de Lorenzo
  • Oleo de lorenzo
  • O oleo de lorenzo
  • o oleo de lorenzo
  • Oleo de lorenzo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!