Óleo ascarel

Páginas: 4 (853 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
O perigo do óleo Ascarel
Há cerca de três meses registrou-se o vazamento e sumiço de cerca de 11 mil litros do óleo ascarel, estocado dentro de transformadores elétricos, do prédio da antiga sede doJornal do Brasil no Rio de Janeiro. Que óleo é esse que merece destaque? Não nos parece caso repetido mudando apenas o agente? Lembram-se do césio 137 em Goiânia?
O Brasil já domina tecnologia paradestinação final adequada de vários resíduos, inclusive para o ascarel, óleo que pertence ao grupo de compostos orgânicos sintéticos conhecido como PCBs (bifenilas policloradas). Os PCBs possuempropriedades dielétricas (como resistividade e rigidez) e capacidade calorífica elevada, tendo sido amplamente aplicados no isolamento e resfriamento de transformadores elétricos. Por outro lado, essescompostos não são biodegradáveis e se bioacumulam em tecidos vegetais e animais. Seus resíduos são tóxicos e de reconhecida ação carcinogênica (provocam o câncer), além de causar danos irreversíveis aosistema nervoso central. Por isso, em 1981, a legislação brasileira proibiu a fabricação e comercialização do ascarel, por meio da Portaria Interministerial MIC/MI/MME nº 19 (de 29/1/81), embora estamesma portaria permita a utilização dos equipamentos com ascarel já existentes até o fim de sua vida útil, cerca de 40 anos.
O ascarel é um produto tecnicamente chamado de Alocloro 1254, um óleoresultante da mistura de hidrocarbonetos derivados de petróleo, utilizado como isolante em equipamentos elétricos, sobretudo transformadores e capacitores elétricos. É um fluido dielétrico e lubrificanteque serve também para resfriar equipamentos elétricos, além de evitar os curtos-circuitos. Os óleos que contêm PCBs são conhecidos sob denominações comerciais, chamados de ascaréis. São compostosorganoclorados, o que os colocam na lista dos POPs (poluentes orgânicos persistentes), não-biodegradáveis, altamente tóxicos de ação corrosiva e inflamável, capazes de causar efeitos nocivos ao ambiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ascarel
  • Ascarel
  • Ascarel e PCB
  • Oleo
  • oleos
  • oleo
  • Oleo
  • oleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!