ÍNDIO

Páginas: 8 (1797 palavras) Publicado: 12 de abril de 2014
TRABALHO

DE

HISTÓRIA

TEMA: ÍNDIO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LAURO CHAVES DE CARVALHO
DIRETOR: MARCELO DIAS
PROFESSORA: EVA LIMA
DISCIPLINA: HISTÓRIA
ALUNOS: MARIA DE NAZARÉ DA C. OLIVEIRA
JESSÉ FONSECA FARIA
TURMA: 1131
DATA: MCAPÁ, 11 DE ABRIL DE 2014.

INTRODUÇÃO
Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil. No começo, havia muitos índios vivendo livres nasnossas florestas. Hoje, eles são em número bem reduzido. Os índios vivem em grupos chamados tribos. Cada tribo tem um chefe chamado cacique e um chefe religioso, chamado pajé, que também é curandeiro da tribo. As casas dos índios chamam-se ocas. São cabanas construídas com paus e barro, cobertas de palha ou filhas de árvores. As armas dos índios são o arco, a flecha, a lança, o tacape e a zarabatana.Eles costumam dormir em redes o esteiras. Alimentam-se da caça, da pesca e de vegetais. Os índios do Amapá são os únicos do país que têm o privilégio de possuir todas as suas reservas demarcadas, sem invasões de garimpeiros, madeireiros e agricultores. Os primeiros contatos entre o índio e o europeu têm o registro de 1500, quando Pinzón esteve aqui. O Estado abriga vários tipos de etnias,distribuídos em 49 aldeias. São eles: Galibi, Karipuna, Palicur, Tiriyó, Kaxuyana, Wayana, Apalaí e Waiãpi. A história dos índios no Amapá é cheia de episódios épicos e pela própria história de nossa gente.

ÍNDIOS TUPINIQUINS

Naquela zona, depois chamada Porto Seguro vivia uma tribo de índios – os Tupiniquins. Belos, simpáticos, afáveis, deixaram os marinheiros encantadíssimos! Pêro Vaz de Caminhadescreveu-os muito bem: pardo de pele avermelhada, com feições bonitas cabelos negros muito lisos, que os homens usavam cortados por cimas das orelhas e as mulheres soltas pelos ombros. Andavam nus e não demonstravam vergonha, sendo tão elegantes, ninguém se sentiu chocada, a inocência do paraíso.
Alguns ostentavam pinturas no corpo, bonitas toucas feitas com pena de papagaio e colares decontinhas miúdas. No lábio inferior atravessavam um osso branco que aparentemente não perturbava nenhuma função.
Falavam, comiam e bebiam sem que o osso fosse um estorvo.
Nada assustados com a presença de estranhos dispusera-se a ir a bordo.
Pedro Álvares Cabral recebeu-os na nau e, embora não falassem a mesma língua procurou conhecê-los melhor, para isso foi mostrando animais e objetos. Primeiro umpapagaio africano. Os índios pegaram-lhe e fizeram gestos para a terra, dando a entender que também tinham daquelas aves.
Em seguida os marujos trouxeram um carneiro. Eles não se importaram. Depois uma galinha, que os assustou.
O capitão ofereceu-lhes também comida: pão, peixe cozido, doces, vinhos. De tudo provaram e de tudo cuspiram, enjoados.
Pelo visto os hábitos alimentares daquele povoeram muito diferentes. Talvez cansados de tanta experiência nova, deitaram-se os índios sobre um carpete e adormeceram confiantes como crianças. Esta atitude enterneceu o capitão.
Que gente pacifica serena. Mandou cobri-los para não arrefecerem e por baixo de cada cabeça foi colada uma almofadinha.
Que pena as relações entre diferentes povos que encontraram por esse mundo não terem continuado assimamigáveis. Ao primeiro contato pensaram que eram extremamente pacíficos. Puro engano!
Entre as varias tribos havia lutas constantes pela posse do território e os homens orgulhavam-se das qualidades demonstradas, na guerra. Possuíam arcos, flechas, lanças em caso de necessidade chamavam as mulheres para combater. As batalhas entre Índios eram espetaculares. Todos eram exímios na pontaria eenfeitavam a si próprios e as armas com pinturas e penas. A vida cotidiana também obedecia a regras. As mulheres ocupavam-se com as atividades agrícolas e a coleta de frutos e plantas. Colaboravam na pesca e a elas competia o transporte de animais abatidos.
Fabricavam farinha, preparavam os alimentos, faziam óleo de coco, fiavam algodão e teciam as redes. Também produziam cestos e objetos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • indios
  • Indio
  • indio
  • indio
  • Indios
  • INDIOS
  • Indio
  • Indios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!