Índices financeiros

Páginas: 20 (4914 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2012
Introdução


Este trabalho tem o objectivo de “falar” dos Indicadores Financeiros. Especificamente, o presente trabalho “tratará” Noções Básicas, Vantagens e Desvantagens dos Rácios, Métodos de Análise Finaceira bem como das Tipos de Indicadores Financeiros.
Segundo Barros (2003), para auxiliar à gestão empresarial a utilização da análise de balanço torna-se uma ferramentaessencial. E para melhor direccionar as decisões tomadas em relação a produção, a análise dos indicadores de actividade evidencia de forma minuciosa os factos ocorridos. Esses indicadores são representados por índices obtidos através de fórmulas e cálculos matemáticos que auxiliam o analista nas suas conclusões em relação ao estudo em questão.
Segundo Barros (2003), com bastante freqüência, muitaspessoas julgam a saúde financeira de uma empresa utilizando um único indicador: o indicador de lucro por acção ou rentabilidade financeira. Segundo este, esta é uma forma muito simples para avaliar uma empresa afirmando que “é como se o médico julgasse a saúde de seus pacientes somente pela temperatura”. Barros (2003), afirma aianda que cada indicador ou subconjunto de indicador contemplam umdeterminado aspecto da empresa e, esta deve ser analisada por todos os aspectos se pretendemos ter uma visão correcta a respeito de sua saúde financeira não significando isso que devemos calcular um número excessivo de indicadores sobre informações contábeis que pouco representem a realidade e que ao final além de gerar excessivas informações, acabam confundindo o usuário. Quando as informaçõescontábeis efectivamente representam a realidade econômico-financeira da empresa, uns poucos índices são suficientes para se conhecer a situação financeira-patrimonial e julgar os resultados da gestão. Segundo Barros (2003), são Tipos de indicadores existentes os seguintes: de estrutura, de solvência, de liquidez, de rotação, de rentabilidade, de produtividade e de bolsa. Para a Wikipédia (2009) sãoTipos de indicadores existentes os seguintes: de liquidez, de rentabilidade, de estrutrura ou endividamento, de actividade e baseados no mercado.
Seguidamente o presente trabalho procurará responder aos objectivos traçados com base ba bibliografia consultada.




1. Noções Basicas
Segundo a Wikipédia (2009), para que o analista possa verificar a situação económico-financeirade uma empresa, torna-se fundamental o recurso a alguns indicadores, sendo que os mais utilizados são aqueles que assumem a forma de rácios, apresentando estes uma vantagem, não só de tornar mais precisa a informação, como também de facilitar comparações, quer para a mesma empresa, ao longo de um certo período de tempo, quer entre empresas distintas, num mesmo referencial de tempo. A Wikipédia(2009), salienta ainda que os rácios apenas constituem um instrumento de análise, que deve, ser complementado por outros tantos. Com efeito, a análise de indicadores, fornece apenas alguns indícios que o analista deverá procurar confirmar através do recurso a outras técnicas.
A Análise Financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio ouprojeto.

2.1. Rácios
Segundo a Wikipédia (2009), a técnica mais utilizada pela análise financeira é a que recorre aos rácios, um instrumento de apoio para sintetizar uma enorme quantidade de informação, e comparar o desempenho económico-financeiro das empresas ao longo do tempo. Constituem assim uma base da análise financeira, mas não dão respostas. Essas encontrar-se-ão nos aspectosqualitativos da gestão. Os rácios financeiros contêm, como qualquer instrumento de medida, vantagens e inconvenientes.
2.1.1. Vantagens e Desvantagens
No que concerne às vantagens dos rácios, estas podem sintetizar-se em:
a) A elaboração do diagnóstico financeiro de uma empresa baseia-se no triângulo da liquidez, estrutura financeira e rentabilidade que tem subjacente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Índices financeiros
  • Indices financeiros
  • Indices financeiro
  • indices financeiros
  • Índices Financeiros
  • Financeiro índices econômico-financeiros
  • Índices financeiros
  • Indices financeiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!