Índices Economicos

Páginas: 8 (1850 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


CDI
       De forma a garantir uma distribuição de recursos que atenda ao fluxo de recursos demandados pelas instituições, foi criado, em meados da década de 1980, o CDI. Os Certificados de Depósito Interbancário são os títulos de emissão das instituições financeiras, que lastreiam as operações do mercado interbancário. Suas características são idênticas às de um CDB, mas sua negociação érestrita ao mercado interbancário. Sua função é, portanto, transferir recursos de uma instituição financeira para outra. Em outras palavras, para que o sistema seja mais fluido, quem tem dinheiro sobrando empresta para quem não tem.
 INPC/IBGE

        O INPC/IBGE foi criado inicialmente com o objetivo de orientar os reajustes de salários dos trabalhadores.
       O Sistema Nacional de Preçosao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor tendo como unidade de coleta estabelecimentos comercial e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 5 (cinco)salários-mínimos (aproximadamente 50% das famílias brasileiras), cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e demais residentes nas áreas urbanas das regiões metropolitanas abrangidas.
IPCA – Índice de Preços ao Consumidor
Ampliado: Variante do INPC utiliza renda entre 1 e 40 s.m. INPC- Índice Nacional de Preços aoConsumidor: É calculado com base nos preços de 11 regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Belém, Fortaleza, Curitiba, Goiânia e Brasília), num total de 116 municípios, em famílias com renda entre 1 e 8 s.m. São utilizados, aproximadamente, 350 produtos e 140.000 preços a pesquisar. São obtidos índices regionais. O índice nacional é obtidopor ponderação dos regionais. O índice para produtos sazonais é calculado por Paasche.

IPA – Índice de Preços por Atacado:
Utiliza, aproximadamente, 430 produtos, Totalizando cerca de 10.000 preços atualizados mensalmente. O cálculo do índice é feito por Laspeyres com base móve

INCC – Índice Nacional da Construção
Civil:É obtido com base nos preços e quantidades padrões consumidas naconstrução de casas térreas (em média 82 m²) e edifícios com quatro, oito e doze pavimentos. São considerados 427 itens de materiais de construção, serviços e mão-de-obra.

IPCA (Índices de Preços ao Consumidor Amplo):
Calculado pelo IBGE, reflete as variações dos preços dos bens e serviços consumidos por famílias com renda mensal urbana entre 01 e 40 salários mínimos, independentemente da fonte. Ospreços são pesquisados em dez regiões metropolitanas: Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia, além do Distrito Federal.

IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado):
Calculado pela Fundação Getúlio Vargas, é pesquisado entre os dias 21 do mês atual e 20 do mês seguinte. A Selic é uma taxa referencial de juro. Ela édefinida pelo Banco Central em reuniões periódicas. Sempre que o governo precisa de dinheiro, ele paga a taxa Selic para captar recursos.
SELIC (O consumidor também paga taxa Selic nos empréstimos?)
Não. Para o consumidor, vale o juro cobrado pelos bancos. A enorme diferença entre a Selic e as taxas bancárias é explicada pelas instituições financeiras pelo risco de calote dos clientes e cobrança detributos. Além disso, os bancos incluem o lucro que esperam conseguir. O resultado é que, para o consumidor, os juros anuais chegam a 120% no cheque especial . Ou seja, cerca de dez vezes maior do que a taxa Selic.
Com as mudanças na poupança anunciadas no começo no mês muito tem se falado na TR. “A poupança antiga continuará rendendo 6,17% a.a mais a TR, já as novas poupanças irão render 70% da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indices econômicos
  • INDICES ECONÔMICOS
  • Indices econômicos
  • Indices economicos
  • Indices Econômicos
  • indices economicos
  • Indices economicos
  • INDICES FINANCEIROS E ECONÔMICOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!