Índices de inflação

Páginas: 11 (2625 palavras) Publicado: 9 de abril de 2012
NOME DA FACULDADE
CURSO: DIREITO

ACADÊMICO

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

CIDADE - ESTADO
ANO
ACADÊMICO

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

Trabalho de Economia Política, apresentado como requisito parcial para obtenção de nota e aprendizado, sob a orientação do Professor (Nome do professor).

CIDADE - ESTADO
ANO
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade analisar os principais índicesde inflação do Brasil, de forma a transparecer seu conceito, causas e a população atingida.
Inflação é o aumento dos preços que resulta em uma perda do poder aquisitivo da moeda. Em seu caso extremo – hiperinflação – os preços aumentam excessivamente, o que leva as pessoas a não reterem dinheiro, dada a rapidez com que o seu poder de compra diminui. Para entender melhor o que ocorre, pode-se usarcomo exemplo um trabalhador que compra cinco quilos de arroz em um período de 30 dias e paga por esta quantidade de alimento R$ 10,00, em um país aonde a inflação é de 10% ao mês. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele precisa de R$ 11,00. Porém, o salário deste não é reajustado, e consequentemente seu poder de compra diminui constantemente. Desta forma, após um ano, osalário deste trabalhador perdeu 120% do valor da compra.
A inflação ocorre basicamente de três formas, sendo uma delas a inflação de demanda, a qual é provocada pelo excesso de procura de um determinado produto, a outra é a inflação de custos, provocada pelo aumento dos custos de determinados componentes do produto, tais como matéria prima, salários, impostos, etc., tendo-se também a inflaçãoestrutural, a qual está relacionada com a ineficiência de serviços fornecidos pela infraestrutura de uma determinada economia, o que eleva os custos dos serviços prestados pelo governo, ocasionando um aumento dos custos de produção e consequente elevação dos preços das mercadorias no mercado.
Para a economia de um país, a inflação é muito ruim e quem mais perde com ela são os trabalhadores mais pobresque não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.
Durante anos os dados sobre a inflação eram os mais acompanhados pela população brasileira, pois a hiperinflação foi um mal que assombrou á todos por vários anos, onde o poder de compra da população mudava da noite para o dia, fazendo-se necessária a reavaliação de preços diariamente. Desta forma, oíndice de inflação tem a finalidade de indicar a evolução do custo de vida e do poder aquisitivo das rendas.
Para medir essa evolução do custo de vida, define-se uma cesta de consumo que represente as compras da população, considerando-se itens alimentícios, transporte, habitação, saúde, vestuários, entre outras coisas que uma família consome. Assim, mede-se a evolução dos preços de cada um destesitens durante os meses do ano. Tem-se assim, o índice de inflação. Alguns dos indicadores mais importantes da inflação no Brasil serão tratados com maiores detalhes no decorrer deste trabalho, bem como a sua variação ao longo dos anos.


2. PRINCIPAIS ÍNDICES DE INFLAÇÃO

2.1 IGP – ÍNDICE GERAL DE PREÇOS

É calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), registrando as variações de preçosde matérias-primas agropecuárias e industriais, de produtos intermediários e de bens e serviços finais. Existem 3 tipos de IGP:
A) IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10): Mede a evolução de preços no período compreendido entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.
B) IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado): É coletado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.Se diferencia das demais versões de IGP por contar com um sistema de apurações prévias divulgadas antes do fechamento mensal. A primeira prévia calcula as variações obtidas a partir das informações colhidas no período de 21 a 30 do mês anterior ao de referência, comparadas ás levantadas ao longo dos trinta dias anteriores. A segunda prévia expande o período de coleta para 21 do mês anterior a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INDICES DA INFLAÇÃO
  • Índice de inflação nos 5 anos.
  • Entenda os índices da inflaçao
  • principais indices da inflação
  • Índice de inflação nos 5 anos.
  • INDICES DE INfLAÇAO E A IfLUENCIA DA INfLAÇAO NA VIDA DAS PESSOAS
  • ÍNDICE DE PREÇO, INFLAÇÃO E CORREÇÃO MONETÁRIA
  • Inflação, Medidas descritivas, Números indice, Deflação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!