Índice de Massa Corporal (IMC) e Circunferência da Cintura (CC)

Páginas: 6 (1344 palavras) Publicado: 3 de fevereiro de 2015
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
DISCIPLINA: Nutrição
PROFESSORA: Priscila Osório Fernandes










RELATÓRIO DE PRÁTICA SOBRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA (CC)







Aluno: Gina Gabrielle Felix da Silva








Petrolina/PE, 2015

1. INTRODUÇÃODenomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.
A obesidade é o resultado de diversas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Assim, filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem comodeterminadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas. Recentemente, vem se acrescentando uma série de conhecimentos científicos referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso, demonstrando cada vez mais que essa situação se associa, na maioria das vezes, com diversos fatores.
Independente da importância dessas diversas causas, o ganho de peso está sempreassociado a um aumento da ingesta alimentar e a uma redução do gasto energético correspondente a essa ingesta. O aumento da ingesta pode ser decorrente da quantidade de alimentos ingeridos ou de modificações de sua qualidade, resultando numa ingesta calórica total aumentada. O gasto energético, por sua vez, pode estar associado a características genéticas ou ser dependente de uma série de fatoresclínicos e endócrinos, incluindo doenças nas quais a obesidade é decorrente de distúrbios hormonais.
O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Independente da severidade, o paciente apresenta importantes limitações estéticas, acentuadas pelo padrão atual de beleza, que exige um peso corporal até menor do que o aceitável comonormal.
Pacientes obesos apresentam limitações de movimento, tendem a ser contaminados com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordura, com diversas complicações, podendo ser algumas vezes graves. Além disso, sobrecarregam sua coluna e membros inferiores, apresentando a longo prazo degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de doença varicosasuperficial e profunda (varizes) com úlceras de repetição e erisipela.
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças ou distúrbios que podem ser:

Doenças
Distúrbios
 · Hipertensão arterial
 · Distúrbios lipídicos
 · Doenças cardiovasculares
 · Hipercolesterolemia
 · Doenças cérebro-vasculares
 · Diminuição de HDL ("colesterol bom")
 · Diabetes Mellitus tipo II
 · Aumento dainsulina
 · Câncer
 · Intolerância à glicose
 · Osteoartrite
 · Distúrbios menstruais/Infertilidade
 · Coledocolitíase
 · Apnéia do sono


Assim, pacientes obesos apresentam severo risco para uma série de doenças e distúrbios, o que faz com que tenham uma diminuição muito importante da sua expectativa de vida, principalmente quando são portadores de obesidade mórbida.
A forma maisamplamente recomendada para avaliação do peso corporal em adultos é o IMC (índice de massa corporal), recomendado inclusive pela Organização Mundial da Saúde. Esse índice é calculado dividindo-se o peso do paciente em kilogramas (Kg) pela sua altura em metros elevada ao quadrado (quadrado de sua altura). O valor assim obtido estabelece o diagnóstico da obesidade e caracteriza também os riscos associadosconforme apresentado a seguir: 





IMC (kg/m2)
Grau de Risco
Tipo de obesidade
18 a 24,9 
Peso saudável
Ausente
25 a 29,9 
Moderado
Sobrepeso (Pré-Obesidade)
30 a 34,9 
Alto 
Obesidade Grau I
35 a 39,9
Muito Alto
Obesidade Grau II
40 ou mais
Extremo 
Obesidade Grau III ("Mórbida")
 
A obesidade apresenta ainda algumas características que são importantes para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Índice de massa corporal (IMC)
  • Imc, Indice de massa corporal
  • O que é o índice de massa corporal
  • IMC
  • IMC
  • Imc-indice de medida corporal
  • IMC índice de massa corpórea
  • IMC-Índice de massa corporea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!