Êxodo Rural

Páginas: 6 (1424 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013

Êxodo rural
Êxodo rural é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos. Este fenômeno se deu em grandes proporções no Brasil nos séculos XIX e XX e foi sempre acompanhado pela misériade milhões de retirantes, e sua morte aos milhares, de fome, de sede e de doenças ligadas à subnutrição.
Os conflitos recentes na África e noutras regiões do mundo são outra causa do êxodo rural, fazendo com que milhões de pessoas engrossem o exército de desempregados e marginais nas grandes cidades. Ainda outra causa são os desastres naturais, comociclones e secas, que deixam as populações ruraissem meios de subsistência e as empurram, muitas vezes de forma permanente para as cidades.
Estes fenômenos estão ligados à falta de políticas de desenvolvimento das zonas rurais, tais como a construção de infraestruturas básicas - estradas, escolas e hospitais.
O êxodo rural no Brasil
O início da colonização
Logo após o início de sua colonização, a economia brasileira era baseadano extrativismo e na monocultura. O primeiro ciclo foi o da cultura da cana de açúcar, iniciado em 1532; o plantio foi seguido de um grande desmatamento da área de mata atlântica na região nordeste, cujo clima é extremamente variável há milênios, ora com secas imensas, ora com grande índice pluviométrico. Em função disso, o desmatamento só veio a aumentar as variações climáticas, agravando os fenômenos dachuva.
Engenhos de cana de açúcar, as sementes de café e a borracha
Em 1628, existiam em pleno funcionamento cerca de 235 engenhos no Nordeste, empregando milhares de pessoas que operavam no plantio, cultura, queima, corte, colheita, transporte e esmagamento do vegetal. No Sul, em 1727, Francisco de Mello Palheta traz as primeiras sementes de café ao país, que, em futuro não muito distante, seriamaclimatadas e plantadas em grande quantidade, tendo seu ciclo e causando o êxodo de massas humanas e grande desenvolvimento. Na mesma época, já na região Norte, na Amazônia, o francês Charles Marie de La Condamine, em 1735, descobriu a borracha, no início uma curiosidade, em seguida, sua comercialização e exportação teria um aumento significativo. Pela sua característica de produção, a borrachaexigia quantidade substancial de pessoas em seu processamento, desde a retirada da seiva da seringueira, até o produto pronto para exportação, também gerando a seu tempo a locomoção de retirantes para o trabalho na produção.
A expansão do café
No ano de 1821, após grande expansão, a cultura do café responde por 18% do total das exportações brasileiras, seguindo em ritmo acelerado por dez anos,quando, em 1831, atingia a marca de 50% de toda a produção agrícola do país. O ciclo do café segue seu rumo, em 1871 a colheita do produto atinge a cifra de cinco milhões de sacas.
A seca e o início do grande êxodo rural no Nordeste
Enquanto isso, no Nordeste, em 1879, uma grande seca assola toda a região. Com ela, morrem cerca de duzentas e vinte mil pessoas, de fome, de sede e de doenças trazidaspela miséria e desnutrição. Praticamente todo o gado e toda a agricultura são extintos, forçando um grande êxodo rural, que chegou a provavelmente um milhão de retirantes ao ano, portanto, naquela época, a produção de cana de açúcar quase se extinguiu totalmente.
A chegada dos retirantes em São Paulo e a desnutrição
O êxodo seguiu em direção ao Sul na década de 30; chegando em São Paulo; osnordestinos foram buscar trabalho nos cafezais, porém, não eram bem-vindos, pois, com a chegada dos imigrantes italianos e espanhóis, muito mais robustos e saudáveis, os fazendeiros preferiram os europeus aos nordestinos para o trabalho nos cafezais.
Os nordestinos estavam extremamente desnutridos, doentes e miseráveis, morriam às centenas, sem condições para o trabalho pesado, pois sua caminhada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ÊXODO RURAL
  • ÊXODO RURAL
  • êxodo rural
  • exodo rural
  • Exodo rural
  • Exodo rural
  • Exodo rural
  • Êxodo Rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!